Questões sobre Psicopatologia do trabalho

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia do trabalho

Julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos associados ao processo de adoecimento do trabalhador.

Entre as patologias relacionadas ao trabalho, vários estudos salientam o desenvolvimento de enfermidades psíquicas - genericamente denominadas neuroses, fadiga mental ou estresses - decorrentes do diagnóstico de distúrbios, osteomusculares relacionados ao trabalho, principalmente quando são invalidantes quanto à continuidade do desempenho das tarefas até então exercidas no trabalho.

A acumulação flexível do capital e a reestruturação produtiva dos anos 90, articulada às características da pós-modernidade, têm gerado inúmeras mudanças no mundo do trabalho. Tais mudanças têm provocado efeitos negativos sobre o comportamento do trabalhador. Assinale a opção que corresponde a um desses efeitos.

A respeito do adoecimento no trabalho, julgue os itens subseqüentes. Trabalhadores de nível operacional, menos qualificados ou que atuam nos setores tradicionais são os que possuem maior risco de desenvolverem transtornos mentais.

A respeito do adoecimento no trabalho, julgue os itens subseqüentes. O estresse ocupacional crônico está ligado a profissões predominantemente relacionadas a um contato interpessoal mais exigente.

Vou dizer logo: a culpa foi da empresa. Quer dizer, eu também sou culpado, mas foram eles que começaram. Parece ridículo hoje, mas a diretoria toda da empresa bebia muito. Trabalho intenso, salários altos e estresse faziam parte do jogo. Entre as virilidades gerenciais pontificava a de “saber beber”. No fim do dia, os gerentes das 5 filiais localizadas na cidade iam para o edifício da matriz para um happy hour com os diretores. Na verdade, era uma reunião de trabalho, de muito batepapo e cobrança, mas sempre regada a uísque. A bebida relaxava, e até os indivíduos mais fechados falavam. Em torno de 70% dos gerentes eram alcoólatras. O vicepresidente era do tipo que fazia discurso bêbado. O clima era de suposta amizade, mas de competição velada. Todos procuravam se valorizar uns diante dos outros. Era muito estressante. Como eu era tímido e queria agradar, bebia para me liberar. Foi aí que aprendi a “beber bem”. Fui convidado para um cargo estratégico em outra empresa. Nessa empresa não havia essa cultura. Eles eram sérios. Só que eu já estava dependente de bebida. Comecei, então, a esconder o hábito. Bebia só. Minha relação com a família foi deteriorando.

Considerando o relato hipotético acima, julgue os próximos itens.

O caso relatado mostra um exemplo em que o controle simbólico (embutido em valores, cultura e ideologia organizacional) se relaciona ao adoecimento no trabalho.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis