Questões sobre Psicopedagogia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopedagogia

Paulo Freire distingue dois tipos de educação: a “bancária” e a libertadora. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta uma descrição da educação “bancária”.

Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.

I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.

II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os sonhos ou à associação livre do adulto.

III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.

As afirmações acima relacionam-se aos respectivos teóricos da psicologia:

A psicologia da aprendizagem aborda uma diversidade de questões relacionadas à sua natureza, a seus limites, à participação do aprendiz, entre outras, que são investigadas e que originaram teorias que tentam iluminar o complexo processo de aprendizagem. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir. As teorias do condicionamento definem a aprendizagem como a relação do sujeito com o mundo externo, com consequências no plano da organização das operações cognitivas, que, no ser humano, está subordinada a um processo geral de equilíbrio para o qual tende o desenvolvimento cognitivo como um todo.

A psicologia da aprendizagem aborda uma diversidade de questões relacionadas à sua natureza, a seus limites, à participação do aprendiz, entre outras, que são investigadas e que originaram teorias que tentam iluminar o complexo processo de aprendizagem. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir. Para Edgar Morin, com base na teoria da complexidade, a aprendizagem é consequência direta do ensino, ocorrendo em etapas lineares, hierárquicas e cumulativas e sendo considerada como diferente de conhecimento, pois este só faz sentido ao ser transmitido de modo compartimentado.

A psicologia da aprendizagem aborda uma diversidade de questões relacionadas à sua natureza, a seus limites, à participação do aprendiz, entre outras, que são investigadas e que originaram teorias que tentam iluminar o complexo processo de aprendizagem. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir. Edgar Morin adota como principal objetivo da educação a formação de sujeitos críticos e autônomos, que tenham plena consciência dos problemas que enfrentarão no futuro e que saibam como resolvê‐los, principalmente por meio da transdiciplinaridade, que vai além das disciplinas, buscando, com a colaboração de todas elas, a organização de novas formas de pensamento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis