Questões sobre Psicopatologia do trabalho

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia do trabalho

Uma notícia publicada em 17/09/2011 informa que cinco professores tunisianos tentaram suicídio por enforcamento devido ao desemprego. A perspectiva sócio-histórica nos permite pensar tal acontecimento a partir de uma interpretação da relação do homem com seu trabalho.

Essa interpretação indica que

Os fatores psicossociais da DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) estão relacionados aos aspectos subjetivos da organização do trabalho e como eles são percebidos pelos trabalhadores. Como exemplos desses fatores, pode-se citar:

I. ausência de autonomia e pressões cotidianas.

II. aspectos relativos à carga e ao ritmo de trabalho.

III. percepção do ambiente social e técnico do trabalho.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que se refere à Psicopatologia do Trabalho é correto afirmar:

I. Uma das abordagens da Psicopatologia do Trabalho refere-se ao sofrimento psíquico, tendo como eixo o estudo dos processos psíquicos mobilizados pelo sofrimento no trabalho, estabelecendo um nexo entre a clínica das afecções mentais e a atividade laboral.

II. Os estudos mais recentes apontam para a necessidade de encontrar o "sujeito" na relação "sujeito-trabalho", considerando a probabilidade de que um determinado tipo de trabalho facilite ou não a ocorrência de uma determinada psicopatologia.

III. É necessário entender o "processo de adoecimento do trabalhador" e não as "doenças do trabalho" sob pena de nessa incompreensão do foco alienar o sujeito de seu adoecimento.

IV. Aspectos da ordem do concreto e da ordem da subjetividade em concomitância, atuam na direção do adoecimento do indivíduo, apontando para a crença de que o "mundo interno" do indivíduo é "povoado" por contextos muito mais atuais do que lembranças sinestésicas da infância ou das figuras introjetadas dos pais.

O correto está em:

Indicadores de situação estressante podem ser detectados no indivíduo, nos grupos e nas organizações. Três indicadores que permitem o diagnóstico dessa situação em grupo são:

"Viver, para o operário, é não morrer." Em relação à classe operária do século XIX, é preciso que seja assegurado outro aspecto independentemente da doença. Num contexto em que a morbidade é elevada, a luta pela saúde identifica-se com:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis