Questões sobre Psicologia Organizacional

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Listagem de Questões sobre Psicologia Organizacional

Rogério, servidor público, está sendo repetidamente advertido por sua chefia sobre atrasos recorrentes. O funcionário faz uso regular de drogas ilícitas, fato comentado entre os colegas e de conhecimento do chefe, que já sugeriu mais de uma vez que Rogério procurasse o serviço médico e psicológico do órgão onde trabalha. Ainda assim, o funcionário nunca chegou a marcar uma consulta nem se comprometeu a pensar sobre o assunto. Limita-se a responder que o atraso não acontecerá novamente. Nesse mesmo local de trabalho, um outro funcionário, Henrique, também usuário regular de drogas ilícitas, começou um tratamento sério há um ano. Henrique já recaiu duas vezes, mas não abandonou o tratamento e continua trabalhando.

Julgue os itens a seguir, relativos a esse caso hipotético e ao modelo transteórico de mudança de comportamento (Prochaska e DiClemente, 1983).

I Rogério está na fase contemplativa e mostra ambivalência quanto à necessidade de iniciar o tratamento para dependência química.

II Considerando os pressupostos do modelo transteórico, a força do estímulo controlador presente na situação de alto risco decresce à medida que a auto-eficácia do indivíduo aumenta.

III Henrique não entrou na fase de ação, na qual ocorre efetiva implementação das mudanças necessárias.

IV As recaídas de Henrique demonstram que a fase de preparação foi mal implementada.

V Os estágios de mudança previstos no modelo transteórico podem ser observados também no tratamento de diabetes e de hipertensão.

Estão certos apenas os itens

No seu primeiro dia de trabalho, o diretor de pessoal relata o seguinte contexto: "A insatisfação dos empregados que trabalham nas unidades de atendimento é um importante indicador crítico no campo de gestão de pessoas. As queixas dos empregados são variadas: baixa perspectiva de ascensão funcional; a dedicação e o desempenho não são devidamente valorizados pelo órgão; os conhecimentos e as habilidades que nascem da experiência de trabalho não são reconhecidos ou, quando muito, eles são subaproveitados; o processo da avaliação de desempenho não contempla critérios objetivos; a produtividade não é devidamente recompensada. Problemas como erros, retrabalho, pequenos incidentes etc. vêm crescendo nos últimos tempos. Nesse cenário, se torna muito difícil manter um clima de sinergia coletiva para o trabalho e os níveis de comprometimento, motivação e engajamento de todos se deterioram".

Com base no relato hipotético acima e acerca da análise de tarefas e desempenho no trabalho, assinale a opção correta.

Segundo as proposições de Schein, a cultura de uma organização pode ser aprendida pelos membros organizacionais em três níveis: primeiro — dos artefatos visíveis, segundo — dos valores que governam o comportamento das pessoas e terceiro — dos pressupostos básicos e inconscientes. Acerca do gerenciamento da cultura organizacional, assinale a opção correta.

Avaliamos desempenho no trabalho visando a tomada de múltiplas decisões administrativas relacionadas a pessoas. Importantes ações de desenvolvimento de pessoa e de feedbacks aos empregados são realizadas em função de resultados de avaliações de desempenho, porém os sistemas de avaliação são, muitas vezes, difíceis de implantar e manter em ambientes organizacionais. Alguns problemas têm sido solucionados e outros ainda permanecem um desafio para pesquisadores e profissionais que atuam nessa área. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

I A benevolência em avaliações de desempenho pode ser eliminada por meio de treinamento dos avaliadores.

II O erro ou efeito de halo é aquele que ocorre quando o avaliador emite juízos não-analíticos sobre o desempenho de um indivíduo. Nesse caso, os escores que o avaliador atribui ao indivíduo praticamente não variam nas diferentes dimensões avaliadas. Ele atribui escores predominantemente altos, baixos ou médios, mesmo que os níveis reais de desempenho apresentados pelo indivíduo no trabalho, de fato, variem nas diferentes dimensões avaliadas.

III Escalas de avaliação ancoradas em comportamentos são aquelas que contêm uma listagem de desempenhos observáveis associadas a uma escala de freqüência.

IV Critérios reais de desempenho são indicadores imperfeitos do desempenho que se quer avaliar. Essa imperfeição deve-se a fatores como contaminação, deficiência e problemas de relevância dos critérios.

V São exemplos de medidas objetivas de desempenho no trabalho: número de acidentes no trabalho, registros de faltas e atrasos no trabalho, quantidade de vendas em dinheiro e escores de avaliação atribuídos aos empregados mediante a aplicação de escalas de observação comportamental.

Estão certos apenas os itens

As rápidas transformações que atualmente atingem o mundo do trabalho têm obrigado os indivíduos a lutarem incessantemente contra a obsolescência profissional. As organizações, para se manterem competitivas, saudáveis e bem-sucedidas precisam criar condições para que seus empregados adquiram e apliquem constantemente novos conhecimentos, habilidades e atitudes no trabalho. Nota-se uma crescente preocupação nas organizações em reestruturar seus centros de treinamento. Muitas organizações brasileiras de grande porte criaram universidades corporativas ou setoriais para garantir educação permanente e aberta não apenas para seus integrantes e colaboradores diretos, mas aos participantes de toda sua cadeia de valor. Com o advento das novas tecnologias da comunicação e informação, em especial a expansão da rede mundial Internet, uma nova era parece despontar na área de treinamento, desenvolvimento e educação em ambientes organizacionais. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

I Muitas ações de treinamento mostram-se inúteis por não haver suporte ao uso de novos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) no trabalho. Os CHAs adquiridos em treinamentos dependem de condições organizacionais (externas ao curso) para serem retidos e aproveitados pelo indivíduo em seu trabalho.

II Instrução, treinamento, educação e desenvolvimento de pessoas são conceitos distintos, porém complementares e referem-se a ações igualmente importantes de indução de aprendizagem em ambientes organizacionais.

III O uso de taxionomias de resultados de aprendizagem facilita a elaboração de planos de treinamento, entre outros motivos, por viabilizar a criação de uma seqüência de ensino e por otimizar a escolha de procedimentos de meios de ensino.

IV Cursos via Internet, ofertados para grandes amostras de pessoas ao mesmo tempo, facilitam a participação de pessoas que não possuem horários

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