Questões sobre Psicologia do Trânsito

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Listagem de Questões sobre Psicologia do Trânsito

Segundo Rozestraten, para sanar os problemas do trânsito, é necessário trabalhar em equipe, respeitando o conhecimento especifico de cada um, completando-se, para alcançar soluções mais adequadas. Assinale a alternativa que não consta na lista proposta pelo autor entre as tarefas possíveis para o psicólogo do trânsito.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I) As inovações tecnológicas são capazes de, por si só, aumentarem a segurança no trânsito.

II) A Teoria da Homeostase do Risco dispensa especial atenção ao nível aceito de risco, de forma que, para reduzir acidentes, é necessário reduzir a vontade das pessoas de arriscar suas vidas.

III) Fazer com que as pessoas diminuam o seu nível de risco é uma tarefa difícil porque os facilitadores tecnológicos fazem com que os motoristas esqueçam os perigos.

IV) A melhora na sinalização, nas estradas e na infraestrutura colaborará para a diminuição das estatísticas de trânsito quando os condutores não subestimarem os riscos.

Dadas as afirmativas abaixo, assinale a resposta correta, Segundo Thielen, Grassi e Soares.

I) A legislação é um produto social que pretende regular não só as condutas sociais, como também as relações sociais.

II) A percepção da norma vai orientar as decisões acerca do comportamento dos integrantes do trânsito de forma a aproximar-se ou afastar-se daquilo que seria desejável para a segurança de todos os integrantes.

III) O controle externo no trânsito não é visto como exercício de cidadania, do direito à locomoção segura de todos no espaço público, mas como invasão de privacidade ou como mecanismo de arrecadação.

IV) A análise dos textos das leis (federal e estadual) sobre excesso de velocidade assinala a existência de ambivalências que incidem sobre os motoristas e podem reforçar percepções inadequadas de que “correr moderadamente” não oferece risco.

V) A psicologia do trânsito tem uma contribuição importante no esclarecimento dos danos que informações ambivalentes produzem nas pessoas.

Analise as considerações sobre o teste Palográfico, depois assinale a alternativa correta.

I) É possível fazer uma avaliação da qualidade do rendimento do trabalho e da propensão à fadiga através de um gráfico que permite uma visão mais clara da relação entre a produtividade e o ritmo.

II) A avaliação quantitativa prevalece sobre a qualitativa por fornecer uma medida mais objetiva, portanto mais confiável.

III) A organização, no teste Palográfico, pode ser avaliada através da regularidade das margens, da direção das linhas, da distância, do tamanho e da inclinação dos palos, da constância da pressão e da qualidade do traçado.

IV) Ganchos ou arpões são pequenos traços que formam um ângulo agudo em uma das extremidades dos palos, que funcionam como um freio ou contenção dos impulsos e são indicativos de impulsividade.

Dadas as afirmações abaixo, assinale a alternativa correta, de acordo com Marin e Queiroz.

I) A questão cultural na transformação de valores referentes ao trânsito é da maior importância em qualquer campanha de prevenção de acidentes de trânsito.

II) É imprescindível a implementação de um programa consistente de educação no trânsito, o que implica uma nova noção de cidadania.

III) Em um nível abrangente, a solução do problema do trânsito requer implementação de políticas públicas que enfatizem o aspecto social, com destaque para o transporte individual.

IV) O aumento da frota de veículos é um fenômeno mundial, mas, em geral, o sistema viário e o planejamento urbano não acompanharam esse crescimento.

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