Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

#Questão 1057494 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicopedagogia

Acerca da teoria da psicogênese da língua escrita e suas hipóteses, julgue os itens a seguir.
I. Segundo Emília Ferreiro, a alfabetização precisa ser significativa e contextualizada.
II. No nível pré-silábico, em um primeiro momento, o aprendiz pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou outros sinais gráficos, imaginando que a palavra assim inscrita representa a coisa a que se refere.
III. A criança, antes do período de alfabetização escolar, não possui nenhuma hipótese sobre o código escrito.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057998 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado Especialidade: Tecnologia da Informação

Considere o arquivo XML abaixo.
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <!DOCTYPE tribunal     [      ....I....      <!ELEMENT nome (#PCDATA)>      <!ELEMENT local (#PCDATA)>  ]> <tribunal>      <nome>TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO</nome>      <local>Espírito Santo</local> </tribunal>
Para que a Document Type Definition (DTD) esteja adequada para que o bloco XML esteja bem formatado e válido, a lacuna I deve ser corretamente preenchida com

Capacidade do sujeito de aprender com a experiência, adaptando-se ao ambiente. É composta por habilidades cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam e lidem com as situações que surgem no dia a dia, que saibam interagir com o ambiente, que raciocinem abstratamente e que aprendam por meio das experiências.
A definição apresentada refere-se ao construto

A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue o item. 


Vygotsky aborda, em sua obra, o desenvolvimento das crianças com deficiência. Sua tese central é a de que caminhos indiretos de desenvolvimento são possibilitados pela cultura quando o caminho direto está impedido. O desenvolvimento cultural seria, assim, a principal esfera em que é possível compensar a deficiência.

Diante da complexidade do desenvolvimento humano e da dificuldade da ciência em compreender seus processos, Bronfenbrenner (1917-2005) desenvolveu um modelo científico/epistemológico que, posteriormente, foi denominado modelo bioecológico. Tal modelo visava criar uma alternativa para o estudo do desenvolvimento humano, considerando-se a importância de observar o indivíduo e suas interações nos diferentes contextos e sistemas. No que se refere a esse modelo, julgue o item. 


No modelo de Bronfenbrenner, os aspectos genéticos e os ambientais não são vistos como opostos, mas como complementares, sem os quais não ocorreria o desenvolvimento. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis