Questões sobre Psicologia da Educação

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Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

#Questão 1060026 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Em relação ao papel do psicólogo na garantia da permanência e da acessibilidade de pessoas com deficiência na instituição escolar, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O psicólogo deve contribuir para a promoção de práticas anticapacitistas independentemente de haver estudantes com deficiência.
( ) O psicólogo deve manter-se alinhado às práticas e processos de diferenciações e determinismos biológicos para consolidar o direito das crianças e adolescentes com deficiência no contexto escolar.
( ) O psicólogo deve participar da construção de uma escola inclusiva, baseando-se, sobretudo, na aplicação de instrumentos psicométricos para avaliação dos impedimentos de natureza física.
( ) O psicólogo deve levantar informações acerca das barreiras arquitetônicas, atitudinais e tecnológicas que dificultam a participação da pessoa com deficiência em iguais condições de aprendizado.
( ) O psicólogo deve analisar, no âmbito educativo, as relações sociais que se estabelecem com os sujeitos com deficiência, distanciando-se de processos compensatórios.

#Questão 1060028 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação às contribuições dos estudos de gênero, sexualidade e relações raciais para a educação escolar e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Crítica aos binarismos (natureza-cultura, objetivo-subjetivo), assumindo as perspectivas relacionais.
( ) Validação das normas sociais que categorizam grupos sociais como violentos, desconsiderando as leituras que historicizam os processos de marginalização.
( ) Crítica ao silenciamento dos aspectos sociológicos e psicológicos e valorização do domínio cognitivo.
( ) Crítica a uma visão de instituição social que ignora as diferentes formas de inserção e permanência de sujeitos com distintas formas de compreender o mundo.
( ) Crítica à linguagem hierárquica que historicamente legitima práticas institucionais de subordinação, marginalização e exclusão.


#Questão 1060029 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, publicadas em 2010, preconiza-se o reconhecimento das diferenças sócio-históricas e dos marcadores identitários dos sujeitos. Com relação a essa afirmação, é correto afirmar que a escola: 

#Questão 1060030 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

É possível identificar na literatura contemporânea cinco eixos para fundamentar a intervenção ampliada e institucional do psicólogo na educação superior. Com base nessa afirmação, relacione os cinco eixos listados na coluna 1 com as atividades apresentadas na coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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#Questão 1060031 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Sobre a mediação psicológica realizada por psicólogos no contexto da educação superior fundamentada pela psicologia histórico-cultural, assinale a alternativa correta.

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