Questões sobre Psicologia da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

#Questão 1060014 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à atuação do psicólogo escolar e educacional no Brasil e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Por se tratar de uma responsabilidade específica de técnicos da educação, o psicólogo escolar e educacional não deve atuar na elaboração de políticas educacionais, no planejamento e avaliação de programas de ensino e na capacitação de docentes.
( ) Na década de 1980, relevantes estudiosos da atuação do psicólogo escolar e educacional no Brasil ressaltaram que sua atuação tendia a ser descontextualizada e não crítica.
( ) Em razão das tradições profissionais consolidadas, não são observadas, contemporaneamente, novas possibilidades de formação e atuação do psicólogo escolar e educacional.
( ) Práticas realizadas por psicólogos escolares e educacionais, historicamente, não enfatizaram a utilização da psicometria e valorizaram os contextos socioculturais dos estudantes.

#Questão 1060021 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo em relação às práticas educativas que vão ao encontro da medicalização das diferenças e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Promover debates anticapacitistas visando promoção e representação de expressões e corporeidades distintas.
( ) Utilizar recursos pedagógicos que hierarquizam modos de aprender e de demonstrar o que se aprendeu.
( ) Realizar avaliações que considerem a interseccionalidade dos marcadores identitários dos estudantes.
( ) Promover processos de desenvolvimento-aprendizagem pautados por práticas que naturalizam as diferenças biológicas.
( ) Promover ações que reconheçam as diferenças identitárias produtoras de situações de desigualdade e vulnerabilidade social.

#Questão 1060022 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Analise as afirmativas abaixo em relação ao que o psicólogo escolar deve fazer acerca das questões da indisciplina e da violência escolar e assinale a alternativa correta.

I. Adotar medidas específicas em cada realidade, entendendo os fenômenos de indisciplina e violência escolar como algo que engloba os aspectos sociais, familiares, escolares e individuais.
II. Identificar fatores capazes de produzir a indisciplina e a violência, entendendo que tais fatores são gerados unicamente dentro da instituição escolar.
III. Dar atenção às necessidades dos diferentes segmentos escolares, contribuindo para que as desigualdades sociais não se convertam em desvantagens escolares.
IV. Definir medidas preventivas que considerem aspectos sociais, psicológicos e econômicos, estabelecendo uma relação direta e unilateral entre a origem social dos sujeitos e as suas formas de conduta no ambiente escolar.
V. Realizar mapeamento institucional para conhecer a realidade da escola, bem como as relações estabelecidas entre os membros da instituição, as famílias e a comunidade.

#Questão 1060024 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

A atuação do psicólogo escolar pode auxiliar no desenvolvimento emocional do estudante. Com base na perspectiva histórico-cultural, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A psicologia histórico-cultural defende que as razões de ordem emocional e afetiva relacionadas à dinâmica familiar têm impacto no desempenho escolar, portanto esse é o motivo central da ocorrência do fracasso escolar.
( ) A psicologia histórico-cultural compreende que, à medida que os comportamentos vão se modificando no decorrer no desenvolvimento humano, o conjunto de reações emocionais (choro, raiva, sono, regojizo etc.) passa a se delimitar com mais clareza e a mostrar certa estabilidade.
( ) A psicologia histórico-cultural entende que o desenvolvimento motor e o desenvolvimento mental estão intimamente correlacionados desde sua origem, todavia independem da relação dialética entre o social e a experiência pessoal.
( ) A psicologia histórico-cultural auxilia na compreensão do desenvolvimento das emoções, sendo esse um aspecto central a ser considerado na constituição da singularidade do sujeito. 

#Questão 1060025 - Psicologia, Psicologia da Educação, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Psicólogo Educacional

Com base na contribuição da psicologia escolar para a relação entre escola e família, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

( ) A psicologia escolar auxilia na compreensão das especificidades e da complementaridade das funções sociais da escola e da família.
( ) A psicologia escolar contribui para a análise dos determinantes ambientais e culturais presentes na relação família-escola.
( ) A intervenção do psicólogo escolar permite que a relação família-escola esteja amparada no movimento de responsabilização compartilhada.
( ) O psicólogo escolar intervém para responsabilizar os familiares do estudante pelas situações de baixo rendimento escolar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis