Questões sobre Psicologia da Educação

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Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019), analise os trechos abaixo:

I. Uma escola, quando organiza seu cotidiano de trabalho, afirma referenciais de normalidade, de certo e errado, de “quem sabe” e de “quem não sabe e deve aprender”, de “como se deve se comportar”. Consolida valores, modos, tempos e marca lugares, classifica e impõe certa ordem ao mesmo tempo que cria o que escapa a esse padrão, o que é avesso, o que é desordem, seguindo preceitos de uma ideologia proposta pelo capital.

II. O desafio é produzir um deslocamento do encargo médico-assistencial que circunscreve as práticas da/o psicóloga/o, lugar que podemos considerar impossível de habitar, uma vez que, sem mover padrões institucionais, não há como mudar relações na formação. A perspectiva, então, é a de deslocar as demandas existentes, ou seja, de trabalhar no sentido da produção de novas demandas, criar novos espaços de discussão e compreensão da realidade que povoa o espaço intraescolar.

III. O que possibilita a/o psicóloga/o estar no cotidiano de uma escola para trabalhar com os educadores não é a quantidade de respostas bem-sucedidas que ela/ele tem para resolver problemas, mas sim o que pode contribuir para manter em exercício redes de atenção à vida, redes que foquem nas potencialidades dos indivíduos, nas ações de acompanhamento do desenvolvimento de cada criança singular e das ações preventivas.

IV. O cotidiano de trabalho envolve certo uso do tempo, o currículo, as relações e histórias que aproximam e distanciam escola e comunidade. A construção de narrativas abre espaço para a produção de conhecimento e aprofundamento teórico-metodológico sobre o que se vive a partir do que se faz.

Quais estão corretos?

Ainda em consonância com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Não se pode compreender a Educação sem inseri-la no contexto das políticas econômicas, das políticas públicas e das políticas sociais.

( ) Se faz necessário demarcar posicionamentos em defesa da não neutralidade da educação e da valorização e autonomia docente.

( ) A escola deve ser considerada como espaço privilegiado para reflexões sobre relações de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia nesses assuntos.

( ) Os profissionais da psicologia não devem se envolver no controle social das políticas públicas de educação como a participação em conselhos municipais e estaduais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

As Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação básica (CFP, 2019) afirmam que: “À Psicologia Escolar e Educacional almejamos um projeto educacional que vise a ___________ práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho do professor e constitua relações escolares ___________, que enfrente os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes; que lute por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos e todas, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e ___________ social”.

Assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A Meta 04 do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005, de 25/2014) trata de universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. No que se refere às estratégias, assinale a alternativa INCORRETA. 

São diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014):

I. Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

II. Menoscabo dos/as profissionais da educação.

III. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

IV. Promoção estritamente tecnológica do País.

Quais estão corretas?

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