Questões de Língua Portuguesa da UFRJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da UFRJ

#Questão 465009 - Língua Portuguesa, Pronome, UFRJ, 2013, UFRJ, Assistente de Laboratório

Leia os textos 1 e 2 e responda:

TEXTO 1

O texto a seguir é uma simulação de interação entre amigos hipotéticos numa das redes sociais da internet:

Joana Darc - Faroeste Cabloco, música lançada em 1987, e que marcou minha adolescência virou um ilme muito bacana. Recomendo. Uma canção de quase duas décadas atrás, mas que ainda proporciona um incrível debate sobre drogas, corrupção, desigualdade social....

Ernesto Castro - Quase duas? Quase 3 décadas. Estamos velhos...

Gisele Simone - Também gostei...

Joana Darc - quase 30 mesmo... tá passando tão rápida que estou perdida Valéria Ricarda - não desiste não. Vale a pena!

TEXTO 2

O texto adiante é um trecho de artigo publicado, em 1998, pelo professor Aloísio Teixeira, ex-Reitor da UFRJ (entre 2003 e 2011), falecido em julho de 2012:

“Estranho país esse nosso Brasil. A Constituição de 1988 airma categoricamente, em seu artigo 207, que ‘as universidades gozam de autonomia didáticocientíica, administrativa e de gestão inanceira e patrimonial’, mas o governo insiste que não é bem assim. E tanto insiste, que vem sistematicamente legislando sobre questões relativas à administração das universidades públicas, como se o princípio constitucional da autonomia fosse letra morta. (...)”.

Lidos, analisados e comparados os dois textos da questão, podemos airmar que, quanto à adequação vocabular:

#Questão 465013 - Língua Portuguesa, Verbo, UFRJ, 2013, UFRJ, Assistente de Laboratório

O texto a seguir reproduz os primeiros versos da música HAITI, de Caetano Veloso. Leia-o e responda a questão proposta:

“Quando você for convidado pra subir no adro / Da fundação casa de Jorge Amado /

Pra ver do alto a ila de soldados, quase todos pretos / Dando porrada na nuca de malandros pretos / De ladrões mulatos e outros quase brancos / Tratados como pretos

Só pra mostrar aos outros quase pretos / (E são quase todos pretos) / E aos quase brancos pobres como pretos / Como é que pretos, pobres e mulatos / E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados (...)”

Quanto à forma nominal do verbo DAR, sublinhado no texto, podemos airmar que ele está no:

Os textos adiante são fragmentos do belo artigo publicado pelo jornalista Pedro Motta Gueiros, em abril de 2011, quando estavam em seu início as obras de reforma do estádio Maracanã. Leia-os, atentamente, e responda a questão proposta:

“De todas as brincadeiras do mundo, o futebol talvez seja apenas a mais séria. É nesse espaço do lúdico e da fantasia que se fortalecem a identidade e os laços de uma cultura. (...) encontrar o Maracanã como uma boca banguela à espera de um implante traz o desconforto de uma cadeira de dentista. Na estética elitizada da indústria do entretenimento, o sorriso construído para um mês de Copa do Mundo esconde a cara – às vezes desdentada, às vezes não, mas nossa! – do torcedor brasileiro.

(...)

A explosão do gol e da fraternidade no abraço ao torcedor desconhecido era versão esportiva de uma cerimônia religiosa. Não se mexe no teto da Capela Sistina. Se restaura, quando necessário. Estar no Maracanã tem, ou tinha, a dimensão do sagrado.

(...)

Junto com a queda das arquibancadas, implode também parte da alma carioca. Que o velho gigante, para sempre adormecido, descanse em paz. Depois de uma destruição, é uma defesa natural do homem tentar transformar o horror em alento. Além dos escombros e das ilusões perdidas, só nos resta a esperança de que a vida e o Maracanã possam ser melhores daqui para frente.”

Marque a alternativa em que está correta a airmação sobre o texto:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis