Os textos adiante são fragmentos do belo artigo publicad...

Os textos adiante são fragmentos do belo artigo publicado pelo jornalista Pedro Motta Gueiros, em abril de 2011, quando estavam em seu início as obras de reforma do estádio Maracanã. Leia-os, atentamente, e responda a questão proposta:

“De todas as brincadeiras do mundo, o futebol talvez seja apenas a mais séria. É nesse espaço do lúdico e da fantasia que se fortalecem a identidade e os laços de uma cultura. (...) encontrar o Maracanã como uma boca banguela à espera de um implante traz o desconforto de uma cadeira de dentista. Na estética elitizada da indústria do entretenimento, o sorriso construído para um mês de Copa do Mundo esconde a cara – às vezes desdentada, às vezes não, mas nossa! – do torcedor brasileiro.

(...)

A explosão do gol e da fraternidade no abraço ao torcedor desconhecido era versão esportiva de uma cerimônia religiosa. Não se mexe no teto da Capela Sistina. Se restaura, quando necessário. Estar no Maracanã tem, ou tinha, a dimensão do sagrado.

(...)

Junto com a queda das arquibancadas, implode também parte da alma carioca. Que o velho gigante, para sempre adormecido, descanse em paz. Depois de uma destruição, é uma defesa natural do homem tentar transformar o horror em alento. Além dos escombros e das ilusões perdidas, só nos resta a esperança de que a vida e o Maracanã possam ser melhores daqui para frente.”

Marque a alternativa em que está correta a airmação sobre o texto:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis