Questões de Língua Portuguesa da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da CESPE / CEBRASPE

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

Na linha 20, o sinal de dois-pontos tem a função de anunciar um esclarecimento sobre o que seria a “hipótese contrária”.

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

As relações sintático-semânticas do verbo adaptar, no contexto em questão, permitem que o acento grave indicativo de crase seja empregado, na linha 10, no “a” que antecede “suas idiossincrasias”, mas não no “a” que vem antes de “seus padrões”.

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

Depreende-se da leitura do texto que “a tese” (l.5) está proposta no período inicial e para ela conflui a argumentação do texto.

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

Enfatiza-se a argumentação ao se utilizar “antecipação racional” (l.4) no plural, antecipações racionais; mas, para que também seja preservada a correção gramatical, é obrigatório flexionar no plural “é” (l.3) escrevendo-se são, e “qualquer” (l.4), escrevendo-se quaisquer.

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

As relações sintático-semânticas que o pronome “cujos” (l.3) estabelece no texto podem também ser estabelecidas pela expressão com que; por isso, a substituição daquele pronome por esta expressão preservaria a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis