Questões de Língua Portuguesa da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa da CESPE / CEBRASPE

Com base no texto, julgue os itens a seguir.

I A substituição de “nem” (l.5) por sequer não altera essencialmente o significado do texto nem prejudica a sua correção gramatical.

II A oração “que entende de mercado de capitais...” (l.6-7) é uma oração restritiva e restringe a referência de “Matias” (l.6).

III No texto, o sentido de “Francamente, não” (R.18) é o mesmo de Não entendo de maneira franca.

IV A expressão “ciclo refratário” (l.14) é um exemplo de nonsense usado pelo “Falso Entendido”.

V Pela leitura de “É difícil conversar com leigos” (l.20-21), conclui-se que o “Falso Entendido” (R.9) não se considera um leigo.

 A quantidade de itens certos é igual a

Com relação aos sentidos, às estruturas linguísticas do texto acima e às normas da correspondência oficial, julgue os próximos itens.

O emprego dos sinais de ponto e vírgula no trecho “o comprometimento (...) educacional” (l.4-8) justifica-se por se tratar de uma enumeração de itens que exercem a mesma função gramatical.

A partir do texto hipotético acima, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

No corpo do texto, considerando-se a flexibilidade de uso de palavras em caixa-alta, respeitam-se as exigências de objetividade, clareza e correção gramatical em documentos oficiais.

A partir do texto hipotético acima, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

Para que o texto respeite a formatação adequada do documento, será necessário retirar a data, “DE 30 DE FEVEREIRO DE 2009.”, do conjunto de identificação do documento e escrevê-la ao final, imediatamente antes da assinatura do responsável pela portaria.

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

Na organização do texto, a expressão “Nesse contexto” (l.28) tem a função de resumir a situação hipotética, iniciada em “digamos que um monstro gigantesco” (R.5-6), que desenvolve a argumentação relacionada a padrões de comportamento.

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