Questões sobre Redação Oficial

Com relação à correspondência oficial, julgue os itens 11 e 12. O ofício tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Com relação à correspondência oficial, julgue os itens 11 e 12. No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que diz respeito à redação oficial de documentos oficiais e às noções de administração pública, julgue os itens 99 e 100. O padrão ofício pode ser aplicado nos seguintes expedientes: ofício; aviso; e memorando.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2002), o vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo.

Por exemplo: “Excelentíssimo Senhor Presidente da República”. As demais autoridades que não ocupam cargos de chefes de poder são tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Por exemplo, “Senhor Senador”.

No envelope, o endereçamento de uma comunicação dirigida às autoridades tratadas por Vossa Excelência, com sede em Brasília, ocupantes de cargos de ministros deve ter a seguinte forma:

  • A.

    A Sua Excelência o Senhor Fulano de Tal.

    Ministro de Estado.

    70064-900 – Brasília. DF

  • B.

    A Vossa Excelência, o Senhor Fulano de Tal.

    Ministro de Estado.

    70064-900 – Brasília. DF

  • C.

    A Sua Excelência o digníssimo Senhor Fulano de Tal.

    Ministro de Estado.

    70064-900 – Brasília. DF

  • D.

    A Vossa Excelência o digníssimo Senhor Fulano de Tal.

    Ministro de Estado.

    70064-900 – Brasília. DF

  • E.

    A Sua Senhoria, o Digníssimo Senhor Fulano de Tal.

    Ministro de Estado.

    70064-900 – Brasília. DF

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Trata-se de uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. É, portanto, uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, utiliza-se para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. Sua tramitação em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Quanto à sua forma, segue o padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Assinale a alternativa que apresenta o documento de comunicação oficial, cujo conceito foi descrito no enunciado da questão.
  • A. Ata.
  • B. Circular.
  • C. Correio Eletrônico.
  • D. Memorando.
  • E. Portaria.
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Julgue os itens 14 e 15, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Ao comprimentar‐lhe, temos a honra de submeter a consideração desse Conselho proposta de reanálise de parecer desfavorável à prorrogação de prazo de vigência vencível em 23/03/2019 prorrogando‐os por mais 360 dias conforme proposta desta entidade de serviço social.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Leia o texto.

As lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A. Senhor Prefeito ... Vossa Excelência ... Respeitosamente
  • B. Caro Prefeito ... Sua Excelência ... Atenciosamente
  • C. Ilustríssimo Prefeito ... Você ... Cordialmente
  • D. Estimado Senhor Prefeito ... Sua Excelência ... Respeitosamente
  • E. Senhor Prefeito ... Vossa Senhoria ... Atenciosamente
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De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os textos oficiais “por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, requerem o uso do padrão culto da língua”. Tal preceito está corretamente preservado em:
  • A. Encaminhamos a Vossa Senhoria todos os documentos relativos ao processo, para vossa análise das principais questões ali presente.
  • B. A maioria dos documentos encaminhado já foram protocoladas na semana passada, mas ainda existem alguns que fogem a essa condição.
  • C. Em relação às cópias anexas, cumpre frisar que se trata de uma amostra representativa, adequada para esse primeiro momento de análise.
  • D. Todos os documentos solicitados foram encaminhados, embora tenha faltado dois que seriam básicos para consolidar o relatório do departamento.
  • E. Por haverem questões ainda controversas quanto aos documentos, deixamos eles sob os cuidados dos advogados do setor para que sejam melhor analisados.
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Considere as seguintes informações:

As informações apresentadas referem-se

  • A. à carta pessoal.
  • B. ao requerimento.
  • C. ao ofício.
  • D. à carta comercial.
  • E. ao memorando.
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Na correspondência oficial, no que se refere à adequação do formato do texto ao gênero, assinale a alternativa correspondente aos documentos que seguem o padrão ofício.
  • A. Aviso, mensagem e ofício.
  • B. Telegrama, correio eletrônico e ofício.
  • C. Memorando, ofício e aviso.
  • D. Ofício, correio eletrônico e aviso.
  • E. Mensagem, telegrama e memorando.
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