Questões sobre Língua Portuguesa e Ensino

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Listagem de Questões sobre Língua Portuguesa e Ensino

Com base neste fragmento da redação de um aluno nas séries finais do Ensino Fundamental, extraído de Santos (2015, p. 163)*, “A leitura faz agente se consentrar na hora da prova, teste e quis. A leitura faz coisas extraordinárias. A leitura faz agente ser educado, e com a leitura encina coisas novas, tipo, palavras, falar serto, a consentrar, etc.”, levando-se em consideração os objetivos das atividades voltadas para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa nesse contexto, marque a afirmativa correta.

O ensino e a aprendizagem da conjugação de verbos irregulares impõem dificuldades para professores e alunos, como é o caso do verbo ver neste exemplo: Se você vir esse filme, não vai conseguir dormir! No tocante ao estudo desse tipo de conteúdo em uma situação de sala de aula do nono ano, uma prática didático-pedagógica que se tem mostrado bastante inoperante é:

As estratégias textual-discursivas de construção do sentido devem ser baseadas em uma abordagem de interação sociocognitiva, ou seja, os atores da comunicação lançam mão de um conjunto dessas estratégias com vistas ao processamento do texto. Entre as ações seguintes, qual NÃO se relaciona a tais estratégias?

“A priori, vale destacar a importância da descrição normativa para os estudos de uma língua, pois é a partir desse tipo de prática que podemos promover reflexões sobre os usos reais que o falante faz de sua língua. Enquanto estudiosos de uma língua, temos de reconhecer o papel e a relevância da abordagem tradicional, sem, contudo, deixar de lado, as contribuições que as pesquisas linguísticas têm proporcionado para a compreensão e o funcionamento da linguagem”*. Com referência ao estudo em sala de aula dos conteúdos morfológicos e sintáticos, levando-se em consideração o excerto que introduz esta questão, assinale a assertiva correta quanto ao papel da gramática tradicional nesse contexto.

“O ensino do Português como língua materna no Brasil tem sido objeto de inúmeros estudos, que se dedicam a investigar a formação dos professores, as orientações oficiais para o ensino, os materiais didáticos e, sobretudo, as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio. Muitas dessas pesquisas apontam o texto como núcleo central do ensino, em uma abordagem que recobre as práticas socioverbais constituídas na e pela interação social”*. A asserção dessas autoras e as atividades didático-pedagógicas relacionadas às estratégias de textualização imbricam-se. Desse modo, o êxito de tais atividades requer, forçosamente, o uso de textos:

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