No trecho A sociedade civil (inclusive os defensores dos direitos humanos e da paz) e os ativistas ecológicos devem ser reconhecidos e protegidos como grupos essenciais para a construção de um mundo não violento. (linhas 51 a 53), afirma-se que os parênteses poderiam ser substituídos por
Banca:
Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)
No trecho: Ele bate mais forte quando estamos apaixonadas, vibra de alegria com uma conquista, fica apertado quando a tristeza dá as caras e cheio de orgulho quando resolvemos ouvi-lo..., identificamos, nos destaques, menções a ações
I. A repetição dos termos e o uso de letras maiúsculas sugerem o imenso pavor do eu lírico diante da nuvem que se avoluma e da força do vento.
II. No contexto poético, o vento é personificado, pois o eu lírico lhe confere ações humanas. Assim, fica evidente o uso da linguagem conotativa.
III. O autor explora a repetição enfática de uma ou mais palavras no início dos versos, o que caracteriza a figura de linguagem denominada anáfora.
IV. No final do poema, o verso Que não se sabe é mudado por Que bem se sabe. Essa alteração significa que o eu lírico continuará temendo a nuvem e o vento.