Considere o trecho abaixo, extraído e adaptado do texto...

Considere o trecho abaixo, extraído e adaptado do texto (l.04-06), e as três propostas de transposição do relato.

Tira da geladeira um rocambole e separa uma fatia num prato: o senhor disse que seu pai morou na Alemanha? Entrega-me o pratinho coberto com um papel de pão: é uma receita da minha avó alsaciana, ele vai gostar.

I. Tirou da geladeira um rocambole e separou uma fatia num prato. Perguntou-me se eu dissera que meu pai tinha morado na Alemanha. Entregou-me o pratinho coberto com um papel de pão e disse que era uma receita da sua avó alsaciana, que meu pai ia gostar.

II. Tirou da geladeira um rocambole e separou uma fatia num prato. Perguntou-lhe se dissera que seu pai tinha morado na Alemanha. Entregou-lhe o pratinho coberto com um papel de pão e disse que era uma receita da sua avó alsaciana, que o pai dele ia gostar.

III. Tirou da geladeira um rocambole e separou uma fatia num prato. Perguntou-lhe se ele disse que seu pai morou na Alemanha. Entregou-lhe o pratinho coberto com um papel de pão e disse que era uma receita da sua avó alsaciana, que seu pai teria gostado.

Quais transposições estão corretas e preservam as relações temporais do trecho original?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas III.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com base nos dispositivos do Decreto n.º 7.892/2013, que regulamenta o sistema de registro de preços, julgue o próximo item. Se o preço registrado por determinado fornecedor estiver acima do praticado pelo mercado, o registro de preço desse fornecedor será cancelado caso ele não concorde em reduzir o preço.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere à vacãncia do cargo público, a exoneração de ofício dar-seá, também, quando

Resolva a questão aqui ›


Segundo a Portaria no 5 de 2006 do Ministério da Saúde, são de notificação compulsória em todo o território nacional, dentre outros, os casos suspeitos de

Resolva a questão aqui ›