Questões de Pedagogia da Unesc

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Unesc

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica - Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, versa:
"Artigo 6º - Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do ___________ e do __________, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana".
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica - Parecer CNE/CEB nº 07, de 07 de abril de 2010, a escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens. O documento apresenta requisitos para a escola de qualidade social, assinale a alternativa que contempla um dos requisitos citado.

O Estatuto da Criança e do Adolescente versa no Artigo 53 - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

Para Piaget, no processo de maturação do cérebro, são produzidos os esquemas, definidos como moldes mentais em que colocamos nossas experiências. Analise os exemplos a seguir:
I."[...] experimentamos coisas novas com a nossa atual capacidade de entendimento (esquemas). [...] tendo o esquema "gato", uma criança pode chamar todos os animais de quatro patas de gato. (Myers, 2006; Gross, 2005)."
II."Uma criança utiliza um esquema verbal inicial para chamar a atenção (choro), mas ela vai introduzindo modificações nesse esquema, para que o adulto se aperceba que ela não quer dizer sempre a mesma coisa. (© 2003-2021 Porto Editora. Todos os direitos reservados)."
III."[...] uma criança vê um cão e o chama de gato, mas alguém corrige. Assim, vai aprender que o esquema "gato" não se aplica aos cães e que precisa de um novo esquema (Myers, 2006; Gross, 2005; Rathus, 2007).

De acordo com a teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. Os exemplos acima referem-se respectivamente a:

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar no ensino fundamental, quando esgotados os recursos escolares, devem ser:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis