Questões de Pedagogia da REIS & REIS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da REIS & REIS

Leia:


A teoria sociointeracionista, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva. Essa teoria rejeitava tanto a ideia de que o indivíduo já nasce com as características que irá desenvolver ao longo da vida quanto a de que o homem é um produto do meio. Para ele, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Segundo o teórico, todos nós nascemos com funções psicológicas elementares, e são nossas experiências e interações que nos permitem aprimorá-las. A partir daí nos tornamos aptos a desenvolver um comportamento consciente e planejado, com pensamentos abstratos e ações propositais. A teoria também destaca a linguagem como o nosso principal instrumento de representação simbólica. É a partir dela que conseguimos interagir, nos comunicar e nos fazer entender — e mesmo ela só é desenvolvida com o aprendizado. Ainda que tenhamos condições biológicas de falar desde o nascimento, só conseguimos ter consciência e discernimento sobre a fala quando aprendemos com os membros da comunidade.

Fonte:www.studos.com.br/gestao-escolar


De acordo com o texto acima essa teoria se refere ao teórico:

Por volta de 1920, a supervisão no Brasil praticamente limitava-se a fiscalização de aspectos, tais como, matrícula, frequência de alunos e assiduidade do professor. Em alguns regulamentos eram previstos que o supervisor aplicasse aulas modelos e aconselhasse os professores. Com o passar do tempo a função do supervisor escolar foi modificando. Leia as afirmativas que descreve o papel do supervisor na atualidade:


I- O supervisor é quem estabelece o posicionamento de fazer, agir, movimentar e envolver-se interagindo na comunidade dos relacionamentos na escola, em sala de aula nas quais os alunos estão inseridos.

II- O trabalho do supervisor, centrado na ação do professor não pode ser confundido como assessoria ou consultoria, por ser um trabalho que requer envolvimento e comprometimento.

III- O objeto de trabalho do supervisor é a aprendizagem do aluno através do professor, onde ambos trabalham como numa equipe um dependendo do outro.

IV- Considera-se o papel fundamental do supervisor: ser o grande harmonizador e fiscalizador do ambiente da escola.

Leia o texto abaixo:


Segundo Piaget, a criança passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do ser humano, ou seja, com a construção do conhecimento na psiquê. São eles:


1- Estágio sensório motor

2- Estágio pré-operacional

3- Estágio das operações concretas

4- Estágio das operações formais


Relacione os estágios corretamente:

( ) O raciocínio lógico se desenvolve e o indivíduo já começa a pensar por si só, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de criar teorias e refletir sobre as possibilidades do mundo. Trata-se, portanto, de uma fase de autonomia.

( ) Essa fase está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nela, a criança começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, portanto, já consegue resolver alguns problemas básicos. Alguns conceitos são interiorizados, por exemplo, dos números e das operações matemáticas.

( ) Nessa fase as sensações e a coordenação motora da criança são desenvolvidas. Ainda que a capacidade de cognição seja limitada, nesse momento, ela começa a perceber o mundo ao seu redor dando início ao reconhecimento de objetos.

( ) Com o desenvolvimento da fala, a criança começa a nomear os objetos que a rodeiam ao mesmo tempo em que passa a ter uma capacidade mental de lembrar deles (representação mental). O raciocínio começa também a ser desenvolvido, embora esteja em sua fase inicial.


A sequência correta está na alternativa:

Um bom gestor sabe muito bem o que a lei determina e desenvolve um plano de gestão pautado na legislação. Veja as diretrizes que devem ser seguidas pelas escolas:


I. Constituição Federal

II. LDB (Lei de Diretrizes Básicas)

III. BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

IV. Plano Nacional de Educação

V. Projeto Político Pedagógico


Marque a alternativa correta:

É importante fazer uma abordagem comparativa entre grandes correntes da pedagogia, bastante útil para a compreensão global das diversas ideologias que norteiam o pensamento pedagógico e que estão na origem de cada uma dessas correntes.


Para fins didáticos podemos dizer que as principais correntes pedagógicas são, exceto: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis