Questões de Pedagogia da Prefeitura de Fortaleza - CE

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Listagem de Questões de Pedagogia da Prefeitura de Fortaleza - CE

Segundo Ana Frota (2007), a tentativa de conceituar a infância envolve perguntas e respostas que são muito difíceis de serem respondidas, pois escondem uma armadilha sutil, uma vez que, para muitos escritores, não existe espaço de dúvidas quando se discute essas questões. Nesse sentido, a autora defende a necessidade de que: 

Segundo Caciana Pereira (2021), ao analisar as origens do conhecimento na criança, Wallon apresenta duas particularidades do pensamento infantil:

#Questão 1050918 - Pedagogia, Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor Pedagogo

O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007, visando oferecer aos municípios formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos. Iniciou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. Dentre os diversos eixos de atuação do Programa, cada um possui objetivos e metas. No eixo de Educação Infantil, constituem-se como metas: 

#Questão 1050919 - Pedagogia, Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor Pedagogo

Segundo Magda Soares (2005), há uma diferença significativa entre alfabetização e letramento que se refere ao domínio que o sujeito tem sobre a leitura e a escrita. A autora defende a necessidade primária de discutir o tema sob um ponto de vista teórico. Qual o valor de se discutir teoricamente esses conceitos, se os problemas em sala de aula são tão urgentes e de ordens práticas, não teóricas?

#Questão 1050920 - Pedagogia, Principais Autores, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor Pedagogo

Segundo Cipriano Luckesi (2002), em vários aspectos os professores e professoras repetem modelos inconscientes de agir na prática da avaliação da aprendizagem escolar. Ao provocar uma reflexão, o autor sinaliza equívocos sobre avaliação, entre muitos outros mitos, nos quais padrões inconscientes de conduta atuam fortemente nas práticas docentes, de modo automático. Assinale a alternativa que não se enquadra nesses equívocos descritos pelo autor.

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