Questões de Pedagogia da Prefeitura de Fortaleza - CE

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Listagem de Questões de Pedagogia da Prefeitura de Fortaleza - CE

#Questão 1050921 - Pedagogia, Principais Autores, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor Pedagogo

Para Piaget, “Educar é adaptar o indivíduo ao meio social vigente” (1970, p. 154). Ao analisar algumas práticas educacionais, Piaget (1998) encontrou resultados a favor do desenvolvimento intelectual e moral que condizem com seus estudos. Nesse sentido, segundo o autor, há práticas que favorecem o desenvolvimento de sujeitos autônomos moral e intelectualmente. Dentre as práticas defendidas por esse autor, assinale a alternativa correta.

Segundo Barbosa, Campos e Valentim (2021), é possível acompanhar uma mudança substancial na escola pública no Brasil: se antes o corpo discente era bastante homogêneo, composto majoritariamente por estudantes brancos, de níveis socioeconômicos privilegiados e sem necessidades educacionais especiais; atualmente, as políticas públicas que priorizam inclusão e a permanência escolar de todos os alunos fizeram com que a diversidade passasse a ser característica marcante das salas de aula. Nesse sentido: 

Segundo Ricardo Pátaro (2008), as transformações promovidas pela concepção de transversalidade apontam novas perspectivas de trabalho com o conhecimento no cotidiano escolar. O trabalho com a estratégia de projetos é um dos possíveis caminhos para concretizar tais perspectivas e ideias. Neste sentido, a proposta de Araújo (2003) vem sendo desenvolvida em escolas, a partir de uma metodologia que envolve os seguintes procedimentos:

Segundo Lúcia Helena Sasseron (SD), a escola deve ser vista, integralmente, como um espaço de interações, todas as suas salas e espaços, seja o pátio, a sala de aula, a biblioteca ou a quadra de esportes. Aponte a alternativa que traz abordagens didáticas que representam maneiras consistentes para esse trabalho interativo no espaço da sala de aula.

Segundo Campos et al. (2020), o capital cultural constitui-se do repertório partilhado pelo indivíduo de suas condições de existência desde o nascimento e, na etapa da escolarização, o capital cultural de origem se mescla ao capital escolar, sendo ora reconhecido, ora ignorado no espaço escolar. No Brasil, por exemplo, é fácil observar que famílias mais ricas têm mais possibilidades de educar seus filhos e colocá-los nas melhores escolas. Neste sentido: 

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