Questões de Pedagogia da IVIN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IVIN

Fomentado pelas agências internacionais que condicionaram o envio de recursos financeiros para o país de acordo com o desenvolvimento e eficácia dos projetos educacionais e os resultados apresentados em avaliações, assim se iniciou, na década de 1980, a preocupação do Ministério da Educação com a avaliação no país. Sobre o processo da busca pela qualidade do ensino na criação de sistema de avaliação do desempenho escolar analise as assertivas abaixo:

I. O Relatório Coleman produzido nos Estados Unidos na década de 1960 foi um dos primeiros estudos científicos na abordagem no campo da avaliação educacional e ainda hoje torna-se referência em todo mundo, inclusive no Brasil, e apontou resultados como que estudantes não brancos obtiveram um desempenho escolar inferior aos estudantes brancos e orientais. Dentre muitos fatos demonstrados, retratou que fatores socioeconômicos das famílias acabam sendo incluídos na avaliação de desempenho escolar e que as escolas sozinhas não diminuem as diferenças no desempenho escolar.

II. O Relatório Coleman foi de suma importância porque possibilitou estabelecer relações entre desempenho escolar dos estudantes com as variáveis associadas às instalações das escolas, aos grupos étnicos e às condições socioeconômicas e assim pudessem avaliar o efeito dessas variáveis sobre o desempenho escolar em avaliações em larga escala padronizadas.

III. No Brasil, uma das primeiras pesquisas empíricas realizadas sobre sistemas de avaliação escolar foi de Soares, Cesar e Manbrini que analisou os dados de provas de matemática da 8º série do ensino fundamental do SAEB, a partir da análise de regressão multinível, a pesquisa encontrou que fatores relacionados a característica do aluno, da escola, do professor e do diretor estão intimamente associados ao desempenho escolar; e que alunos com melhor condição socioeconômica, trajetória escolar regular (sem reprovações e nem abandono escolar), do sexo masculino e das escolas particulares apresentam melhor desempenho escolar.

Logo, é correto afirmar que apenas:

A construção curricular é reflexo de um dado momento da sociedade. Com a sua evolução, novas teorias foram surgindo, integrando-se ou questionando as já existentes. Nesse sentido, as teorias curriculares transitam entre as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Considerando as ideias da teoria curricular póscrítica, julgue os itens e marque a alternativa correta:

I. Inicia-se com a teoria curricular progressivista, que acredita em uma aprendizagem no formato contínuo e tem como foco o aluno, já que o currículo deve incentivar a formação da sua inteligência social.
II. Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e da diversidade humana, criando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença.
III. Os autores em destaque são Franklin Bobbit e Ralph Tyler, sendo que este último exerceu forte influência no currículo brasileiro até a década de 1980.
IV. Abordam novas temáticas na organização e construção do currículo, tais como: gênero, raça, etnia, sustentabilidade e diversidade.
V. O currículo, na teoria pós-crítica, é considerado um recurso político que interage com a ideologia, a estrutura social e o poder de uma sociedade.

Instituída em 2017, por meio da Resolução CNE/CP nº 2, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC se constitui em um documento estruturado em competências que busca servir de referência para a elaboração de currículos estaduais e municipais. Na esteira do que foi instituído por essa normativa, que busca promover a equidade na educação em todo o País, analise as informações abaixo e indique se estão certas (C) ou erradas (E), assinalando depois a sequência correspondente:
( ) A BNCC é um documento normativo que define direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todas as etapas da Educação Básica, garantindo a padronização dos conteúdos em todas as escolas do país. 
( ) A BNCC estabelece competências e habilidades essenciais, mas permite que estados, municípios e escolas tenham autonomia para complementar o currículo de acordo com suas especificidades regionais e pedagógicas.
( ) A BNCC foi elaborada para substituir os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, sendo obrigatória apenas para escolas públicas, enquanto instituições privadas podem optar por segui-la ou não.
( ) A BNCC estrutura-se em dez competências gerais, que incluem aspectos cognitivos, socioemocionais e culturais, visando formar cidadãos críticos, autônomos e preparados para a vida em sociedade. 

O Plano Nacional de Educação – PNE, estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, define diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira. Tomando como referência as intencionalidades propostas nesse documento, assinale a alternativa correta: 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalLDB/1996 (BRASIL, 1996) por se tratar de um marco legal que rege o processo nacional de avaliação do rendimento escolar na educação básica e ponto de partida no processo de desenvolvimento de políticas públicas voltadas para melhoria da qualidade do ensino, estabelecendo que a União, em colaboração com os sistemas de ensino dos estados, tem a responsabilidade de assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar na educação básica e superior, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino, bem como, coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação e em trabalhos conjuntos com órgãos internacionais e nacionais como a Unesco, OECD, Banco Mundial, Inep, Ministério da Educação na constante busca de uma melhor qualidade na educação. Nesse viés de busca pela qualidade analise as assertivas abaixo sobre sistema de ensino, avaliação de rendimento e currículo é incorreto afirmar que: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis