Questões de Pedagogia da IBADE

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Listagem de Questões de Pedagogia da IBADE

Na visão freiriana, o modelo de Educação Bancária é:
I. baseado na transmissão de conhecimento onde os alunos recebem o depósito do conteúdo sem reflexão; não há transformação.
II. permeado pelo autoritarismo, dizendo aos educandos o que devem fazer e o que responder; portanto, eles vivenciam uma pedagogia da resposta.
III. firmado em uma prática política, que pode libertar o homem e a mulher de sua ignorância social possibilitando a luta pelos direitos básicos.
IV. fundamentado no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo.
Estão corretas apenas:

Vygotsky dedicou anos de estudo para compreender as relações entre o pensamento e o desenvolvimento da criança. Com base na abordagem genética do desenvolvimento da linguagem, a criança:
I. Inicialmente evolui sem a linguagem e seus primeiros balbucios são uma forma de comunicação sem pensamento.
II. Por volta dos dois anos, possui um pensamento pré-linguístico e uma linguagem pré-intelectual.
III. Com um ano de idade já possui uma fala intelectual, com função simbólica e generalizante.
IV. Na fase pré-intelectual da linguagem se manifesta exclusivamente por meio de sons e gestos, ligados à inteligência prática.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Segundo Piaget, os estágios do desenvolvimento da criança não podem ser interrompidos, pois um prepara o outro e são construídos de acordo com as idades e o desenvolvimento de cada indivíduo. A criança, no Estágio Operatório Concreto, apresenta um pensamento:
I. Imagístico e egocêntrico que pode ser observado no jogo simbólico. II. Organizado no uso da lógica embora ainda seja muito concreta e literal. III. Abstrato e um raciocínio sobre problemas hipotéticos. IV. Mais lógico, organizado e um raciocínio mais amadurecido.
Estão corretas apenas as afirmativas:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, atualizada, Lei Federal nº 9.394/1996, é assegurado, ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada no exercício da liberdade de consciência e de crença, o direito de:
I. Participar em entidades estudantis para a contestação de critérios avaliativos segundo a sua crença.
II. Realizar prova ou aula de reposição, conforme o caso, em data alternativa, no turno de estudo do aluno ou em outro horário agendado com sua anuência expressa.
III. Concluir atendimento educacional especializado, de acordo com sua crença, no ensino noturno regular, realizando o pagamento dos custos adicionais para reposição das avaliações.
IV. Faltar a provas ou aulas marcadas para o dia em que segundo sua crença, seja vedado o exercício de atividades.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Com a promulgação da Lei 11.654, em 2008, que complementou a lei 10.639 de 2003, os conteúdos referentes à história e à cultura afro-brasileira e dos indígenas devem ser:
I. opcionais para os alunos do ensino médio. II. ministrados no âmbito de todo o currículo escolar. III. estudados nas disciplinas de literatura e história do ensino médio. IV. abordados também nas aulas de língua portuguesa.
Estão corretas apenas as afirmativas:

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