Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

“(...) na segunda metade do século XVIII, o religioso Charles Michel de L'Épée criou um método diferente, com base no emprego de sinais, que alcançou imenso sucesso na década de 1780 e que se estendeu a centenas de Surdos por toda a Europa” (Fernandes, 2012). Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

“Grande parte dos conhecimentos que adquirimos ao longo da vida é obtida através da visão. Quando um aluno tem comprometido esse canal de aprendizagem, deverá desenvolver outras formas de interação com os estímulos para que possa compensar essa deficiência” (Kleina, 2012). Considerando estudantes que apresentem baixa visão ou visão subnormal, os professores poderiam utilizar como recursos didáticos, EXCETO: 

Uma vez diagnosticado o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o aluno deve ser considerado como uma criança com necessidades educacionais especiais, pois para que tenha garantidas as mesmas oportunidades de aprender que os demais colegas de sala de aula, serão necessárias algumas adaptações visando diminuir a ocorrência dos comportamentos indesejáveis que possam prejudicar seu progresso pedagógico” (Seno, 2010). Com base no texto sobre estratégias pedagógicas para alunos com TDAH, qual das alternativas a seguir descreve a abordagem mais adequada para promover o progresso pedagógico desses estudantes em sala de aula? 

A respeito das atribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dispostas nas diretrizes presentes na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), analise as assertivas abaixo:

I. Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
II. Oferecer programas que ampliem o currículo escolar, sem a necessidade de incluir o ensino de linguagens e/ou códigos específicos de comunicação, uma vez que essas ferramentas são opcionais e dependem do contexto escolar.
III. Garantir que o atendimento esteja alinhado à proposta pedagógica do ensino regular ao longo de toda a escolarização, promovendo a integração entre os dois.

Quais estão corretas?

O art. 53 da Lei nº 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Capítulo “Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer”, enfatiza que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao:

I. Pleno desenvolvimento de sua pessoa.
II. Preparo para o exercício da política.
III. Ingresso no mercado de trabalho.
IV. Acesso à escola privada e gratuita, próxima de sua residência.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis