Questões de Pedagogia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

#Questão 1115819 - Pedagogia, Políticas Educacionais, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Deficiência Mental

Sobre os desafios enfrentados para a efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ausência de formação continuada para professores pode comprometer a qualidade da educação inclusiva, dificultando a adoção de práticas pedagógicas adequadas.
( ) Os problemas relacionados às barreiras arquitetônicas e à falta de tecnologia assistiva, embora ainda estejam presentes em algumas escolas brasileiras, têm pouco impacto na permanência e na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.
( ) A legislação brasileira prevê serviços de apoio especializado, como o AEE, para garantir suporte pedagógico e acessibilidade aos alunos com deficiência intelectual.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 1115820 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Deficiência Mental

Sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Decreto nº 10.502/2020 trouxe mudanças na Política Nacional de Educação Especial, propondo uma abordagem que reforça a possibilidade de escolarização em classes e escolas especializadas, não priorizando exclusivamente a inclusão em classes comuns.
( ) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que as adaptações curriculares para alunos com deficiência intelectual são opcionais, cabendo à escola decidir sua aplicação.
( ) A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil em 2008, possui força de norma constitucional e reforça o direito das pessoas com deficiência a uma educação inclusiva em todos os níveis de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 1115821 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Deficiência Mental

A educação inclusiva baseia-se em princípios fundamentais que orientam as políticas e práticas pedagógicas. Nesse contexto, com o objetivo de aprimorar a aprendizagem e a participação de alunos com deficiência, o atendimento ao princípio da acessibilidade educacional implica a remoção de obstáculos:

I. Arquitetônicos.
II. Pedagógicos.
III. Comunicacionais.

Quais estão corretos? 

#Questão 1115823 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Deficiência Mental

A inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual requer a implementação de diversos mecanismos de suporte pedagógico, conforme previsto nas políticas educacionais brasileiras. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:

I. O AEE deve ser estruturado como uma alternativa ao Ensino Regular, sendo responsável pelo ensino individualizado dos alunos com deficiência intelectual, a fim de garantir-lhes um percurso educacional adequado às suas necessidades.
II. O modelo de escola inclusiva vai além da simples matrícula, exigindo que as instituições regulares ofereçam recursos didáticos acessíveis, adaptações curriculares e suporte especializado para garantir o aprendizado dos alunos com deficiência intelectual.
III. A presença de profissionais de apoio, como mediadores pedagógicos e professores auxiliares, pode ser indispensável para que alunos com deficiência intelectual desenvolvam autonomia e participação ativa no ambiente escolar.

Quais estão corretas?  

#Questão 1115824 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial – Habilitação em Deficiência Mental

Considerando os marcos legais e conceituais da educação inclusiva no Brasil, é correto afirmar que a articulação entre a sala de aula comum e a sala de recursos multifuncionais: 

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