Questões de Pedagogia da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CPCON

O Estado brasileiro instituiu a política de inclusão das pessoas com deficiências ao sistema educacional, tendo como pressuposto o direito de todos à educação assegurado na Constituição Federal. Com base nessa política, é CORRETO afirmar:

O ensino na área de Matemática demanda do(a) professor(a) o uso de metodologias que potencializem aos alunos construírem o conceito de número por meio da abstração reflexiva. As alternativas abaixo configuram habilidades do(a) professor(a) para potencializar aos alunos a construção do conceito de número. Assinale a alternativa CORRETA.

Baseando-se na teoria de Piaget, Constance Kamii realizou estudos com foco na aquisição do saber matemático e concluiu que a criança adquire o conceito de número quando constrói relações de ordem e inclusão hierárquica. Essa condição se torna possível quando a criança desenvolve a conduta de: 

Avaliar é um trabalho que está presente em todas as atividades da vida humana e na atividade do professor é uma prática essencial, a fim de regular a aprendizagem dos alunos e, consequentemente, as atividades de ensino. O professor pode utilizar diferentes instrumentos para avaliar a aprendizagem de seus alunos; porém, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a avaliação por meio de ______________ [citar o(s) instrumento(s)] é a mais indicada.

O desenvolvimento da linguagem na criança, em conformidade com as concepções de Piaget e de Vygotsky, possui características comuns e divergentes nos pontos que se referem ao papel da palavra, ao papel do outro e ao papel do sujeito. Analise as proposições a seguir, assinale (V) quando for verdadeiro ou (F) quando falso:

( ) A elaboração conceitual pela palavra, desenvolvida culturalmente pelos indivíduos como forma de refletirem cognitivamente suas experiências, ocorre naturalmente na criança (afirmativa de Vygotsky).
( ) Até os dois anos de idade, aproximadamente, a linguagem tem um papel insignificante no desenvolvimento da criança, porque suas formas de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são individuais e construídas no plano da ação imediata (afirmativa de Piaget).
( ) A palavra começa na fase mais precoce da infância – desde a nomeação das coisas – e seu desenvolvimento não depende das possibilidades que cada indivíduo tem de partilhar e elaborar em suas interações os conteúdos e as formas de organização dos conceitos (afirmativa de Vygotsky).
( ) A linguagem só é acessível à criança em função dos progressos do seu pensamento (afirmativa de Piaget).

Assinale a série CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis