Questões de Pedagogia da COMPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da COMPE

#Questão 1123746 - Pedagogia, Legislação da Educação, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Segundo a BNCC, o Ensino Fundamental Anos Iniciais deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático. Nessa perspectiva, os processos matemáticos de resolução de problemas, de investigação e de modelagem são considerados formas privilegiadas da atividade matemática. Uma professora elaborou uma sequência didática para trabalhar, com estudantes do 5º ano, a modelagem matemática. Uma análise da referida sequência permitiu destacar algumas questões apresentadas abaixo.
I Foi identificado um momento inicial para que se pudesse conhecer os níveis de domínio das ações codificar/decodificar e representar, todas necessárias à modelagem.
II É enfatizada a relação de igualdade (identidade) entre o modelo construído e o processo modelado.
III São propostas atividades para estabelecer relações entre características (variáveis) e para identificar padrões quantitativos em situações do cotidiano.
IV São excluídas atividades de substituição com signos e símbolos por considerá-las desnecessárias.
A sequência elaborada pela professora deve considerar, por serem adequadas, as questões presentes nos itens

#Questão 1123747 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

O professor do Ensino Fundamental Anos Iniciais é um profissional da educação, o que exige o domínio de um conjunto de conhecimentos profissionais para o ensino, de um modo de agir e de uma determinada ética própria da profissão docente. Considere as afirmações abaixo sobre o professor e sua formação.
I Na atividade profissional docente, a reflexão da prática deve estar acompanhada da crítica.
II O domínio de técnicas de ensino é o fator mais relevante, que caracteriza a profissionalização do professor.
III O domínio do conteúdo disciplinar é o fator mais relevante, que caracteriza a profissionalização do professor.
IV Na atividade profissional docente, a pesquisa sobre a prática favorece o processo de profissionalização do professor.
Na perspectiva da profissionalização da docência, estão corretas as afirmações presentes nos itens

#Questão 1123748 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

A atividade didático-pedagógica do professor se fundamenta na comunicação pedagógica com os estudantes, ambas fazendo parte de um mesmo processo. Para que haja uma boa comunicação pedagógica em sala de aula, é importante considerar que 

#Questão 1123749 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

No contexto escolar, o desenvolvimento da criatividade representa uma das finalidades essenciais do desenvolvimento integral dos estudantes e deve estar explicitado no PPP da instituição escolar. Para estimular a criatividade nas crianças, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o professor deve

#Questão 1123750 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

O processo pedagógico deve ser estruturado na base da unidade das relações que existem entre as dimensões afetivas e cognitivas do estudante: as possibilidades de conhecer, compreender, transformar a realidade e, ao mesmo tempo, as de sentir, de agir e de se transformar ele mesmo. Nessa perspectiva, a formação de atitudes e valores passam a ter relevância no currículo escolar. Num grupo de reflexão crítica, formado por professores de uma escola do Ensino Fundamental, registraram-se quatro questões sobre as atitudes e os valores bem como sua formação na escola, apresentadas nos itens abaixo.
I Os sistemas de valores estão diretamente vinculados com a forma de vida da sociedade e com fatores diversos, como os econômicos, os ideológicos, entre outros.
II Os conteúdos atitudinais devem permear todo o currículo escolar.
III A informação é o fator determinante na formação de atitudes e de valores na escola.
IV Os conteúdos atitudinais demandam ações específicas, dissociadas dos conteúdos conceituais e procedimentais.
Das afirmações, estão corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis