Questões de Pedagogia da COMPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da COMPE

A BNCC (2018), ao tratar do componente curricular da Educação Física, orienta que sejam propostas atividades aos alunos, a partir das quais eles usufruam do lazer e das práticas corporais como possibilidades de ampliação da qualidade de vida por meio da sua sociabilidade. Desse modo, ao abordar-se a qualidade de vida, em relação à sociabilidade na Educação Física escolar, são trabalhados os temas 

#Questão 1123737 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Um pequeno grupo pode ser uma unidade de aprendizagem dos estudantes no contexto da sala de aula. De forma espontânea, os estudantes se inter-relacionam formando duplas, trios e até subgrupos. Não obstante, na aprendizagem, esses tipos de interação entre os estudantes devem ser objeto da organização didática do professor. Em relação ao trabalho em grupo na sala de aula, considere as afirmações abaixo.
I Cabe ao professor distribuir as tarefas a serem realizadas por cada estudante no grupo.
II No grupo, todos os estudantes devem ter as mesmas opiniões, o que ajuda a evitar discussões entre eles.
III O trabalho em grupo pode ser organizado para a aprendizagem baseada em projetos, pois contribui com a integração dos estudantes quando compartilham objetivos comuns, coordenam esforços e assumem responsabilidades.
IV O trabalho em grupo deve acontecer a partir das contribuições individuais de todos os membros, buscando alcançar um resultado que supere o obtido por cada membro.
Das afirmações, estão corretas

#Questão 1123738 - Pedagogia, Educação Infantil, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Uma professora da Educação Infantil que trabalha com crianças de 4 a 5 anos deseja planejar duas atividades do campo de experiência Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Para esse propósito, uma colega propõe quatro tipos de atividades para as crianças, apresentadas nos itens abaixo.
I Criar, com o corpo, formas diversificadas de expressão de sentimentos, de sensações e de emoções.
II Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
III Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea) em situações com função social significativa.
IV Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, alterações e ritmos.
As atividades adequadas aos propósitos do planejamento da professora estão nos itens 

#Questão 1123739 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Para garantir o bom funcionamento da escola como instituição, é essencial a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de maneira coerente e integrada, em conformidade com o modo de ser das crianças e com o seu desenvolvimento nos diversos contextos sociais. Dessa forma, o PPP se constitui como um instrumento norteador, resultado de escolhas coletivas realizadas no âmbito de uma gestão democrática. Em relação ao PPP, considere as afirmações abaixo.
I A visão de mundo e os valores que a escola adota se expressam na dimensão política do PPP.
II A dimensão política do PPP se refere às práticas didáticas, que permitem atingir os objetivos gerais.
III O termo político, no PPP, se refere à filiação partidária e ideológica dominante na gestão escolar.
IV O PPP deve estar atrelado às diretrizes curriculares nacionais e às do município em que a escola se insere.
Das afirmações, estão corretas

#Questão 1123740 - Pedagogia, Legislação da Educação, COMPE, 2025, Prefeitura de Natal - RN, Professor Pedagogo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Brincadeiras e jogos é uma unidade temática referente à Educação Física na BNCC, relativa aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em relação a essa unidade temática, considere as afirmações abaixo.
I No jogo e na brincadeira, é importante, para o desenvolvimento da criança, que ela crie e altere regras assim como obedeça ao que foi combinado.
II Os jogos podem ser tratados como conteúdos específicos e como ferramentas auxiliares de ensino.
III Na brincadeira e nos jogos, o essencial é avaliar e corrigir o desempenho em termos de rendimento físico de cada criança.
IV Nas brincadeiras, o importante é ter, como referência, as características motoras como ações a serem desenvolvidas assim como a natureza competitiva destas.
Das afirmações, estão corretas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis