Questões de Pedagogia da COMPE

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A noção de interseccionalidade tem sido entendida como instrumento analítico-político importante para reconhecer entrecruzamentos entre marcadores sociais das diferenças. Os espaços e tempos pedagógicos da Educação Física já foram historicamente marcados por tais marcadores que, em alguma medida, (re)produziram formas de opressão, violência ou exclusão. Pensando no ensino das lutas e considerando que o professor de Educação Física tenha por intenção tensionar elementos da interseccionalidade para promover aulas com mais justiça social, a habilidade, abordada na BNCC (Brasil, 2018), que melhor aborda os marcadores sociais das diferenças, é a de 

Na atual proposta da política curricular brasileira para a Educação Física, a BNCC (Brasil, 2018) organiza alguns objetos de conhecimento, conforme a ocorrência social das práticas corporais, das esferas sociais mais familiares (local ou regional) às menos familiares (em nível nacional e mundial). Considerando tal critério de familiaridade, é possível perceber essa forma de organização nos objetos do conhecimento de: 

A Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) apresenta uma forma de pensar o conhecimento que vai além do fazer técnico ou da compreensão do movimento como simples descolamento do corpo no espaço. O documento em questão apresenta oito dimensões do conhecimento que podem auxiliar no desenvolvimento do planejamento didático dos professores. São dimensões do conhecimento, que auxiliam a participação crítica dos alunos na aula de Educação Física,

A Base Nacional Comum Curricular (2018) apresenta uma organização do conhecimento da área de Educação Física em 69 habilidades, distribuídas pelos nove anos do Ensino Fundamental. No que se refere à distribuição das unidades temáticas, temos uma proposta na qual 

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs da Educação Física (1997) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), como documentos que depõem sobre a política curricular brasileira, pode-se identificar na BNCC ampliações importantes de temas a serem desenvolvidos no currículo da Educação Física no Ensino Fundamental. Dois desses temas são

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