Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Acerca dos procedimentos básicos utilizados na construção do conceito de número, na educação infantil, julgue o item subsequente.


Suponha que uma atividade seja iniciada quando uma professora distribui, para cada um de seus alunos, a mesma quantidade, em gramas, de massa de modelar. Suponha, ainda, que, em seguida, essa professora peça para todos os alunos modelarem figuras geométricas tridimensionais com suas massas de modelar. Suponha, também, que, em geral, os alunos façam figuras diferentes umas das outras, mas todas feitas com a mesma quantidade de massa. Suponha, por fim, que, após essa atividade, a professora mostre para os estudantes que a massa, em gramas, de cada figura é a mesma. Nessa situação, considerando que os objetos modelados pelos estudantes sejam diferentes, é correto concluir que a atividade proposta pela professora é a de inclusão de classe. 

Acerca dos procedimentos básicos utilizados na construção do conceito de número, na educação infantil, julgue o item subsequente.


Considere que, em uma atividade proposta na aula de matemática, o professor peça para os alunos identificarem — em uma coleção dada por cinco desenhos: maçã, banana, laranja, melão e flor — o único elemento que não faz parte do contexto. Nesse caso, a atividade proposta pelo professor é a de classificação.

Acerca dos procedimentos básicos utilizados na construção do conceito de número, na educação infantil, julgue o item subsequente.


No processo de construção do conceito de números, com os estudantes, a seriação pode ser compreendida logicamente como o oposto da classificação, pois, enquanto a classificação destaca as semelhanças, a seriação evidencia as diferenças.

#Questão 1093233 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Ensino Médio

Julgue o item seguinte, relacionado às estratégias didáticas para o ensino de leitura, em consonância com a BNCC do ensino médio para o componente de língua portuguesa. 


No que se refere à literatura, a leitura do texto literário, que ocupa o centro do trabalho no ensino fundamental, deve permanecer nuclear também no ensino médio.

#Questão 1093234 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Língua Portuguesa - Ensino Médio

Julgue o item seguinte, relacionado às estratégias didáticas para o ensino de leitura, em consonância com a BNCC do ensino médio para o componente de língua portuguesa. 


O foco da literatura no ensino médio deve centrar-se em uma abordagem do conjunto de movimentos estéticos, obras e autores representativos, de forma linear, crescente ou decrescente, em vez de na leitura de obras significativas da literatura brasileira.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis