Questões de Pedagogia da Avança SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Avança SP

Sobre a construção do conhecimento matemático e o papel da Matemática no ensino fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo. Marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] A matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico.
[ ] A matemática não faz parte da vida de todas as pessoas, pois depende de conhecimentos específicos para que possa ser trabalhada, ou seja, depende do nível de instrução de cada indivíduo.
[ ] A matemática não tem relação com as demais áreas do conhecimento.
[ ] No ensino fundamental, a potencialidade do conhecimento matemático deve ser explorada, da forma mais restrita possível, evitando-se uma abordagem ampla.

Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que corresponde à forma por meio da qual a criança aprende os sentidos atribuídos pela cultura às coisas, ao mundo e às pessoas.

Em relação aos ciclos de aprendizagem, segundo a BNCC, na transição para o ensino fundamental, são trabalhadas as aprendizagens de espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, as quais se referem a:

I – Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.
II – Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.
III – Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.
IV – Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.
V – Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.).

É verdadeiro o que se afirma em:

Por meio das alternativas abaixo, foram destacadas algumas das características dos gêneros discursivos. Analise cada alternativa e assinale a que foi elaborada de forma INCORRETA.

De acordo com a Política Nacional de Alfabetização, quando uma criança ou um adulto analfabeto se dá conta de que os caracteres alfabéticos não são meros sinais gráficos, mas que, individualmente ou em grupo, representam os sons da fala (ou os fonemas da língua, para ser mais exato), essa situação demonstra que a pessoa compreendeu qual dos princípios abaixo destacado?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis