Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese. Eles são quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. Está INCORRETA a definição:
  • A. Plano ontogenético: representa o nosso desenvolvimento ao longo da vida, que vai da infância até a velhice.
  • B. Plano filogenético: aspectos do nosso desenvolvimento que trazemos em virtude de nossa evolução como espécie e que independe da ontogênese.
  • C. Plano microgenético: embora sejamos seres eminentemente interativos, vivemos sozinhos nossas aprendizagens, ou seja, ninguém pode aprender por mim.
  • D. Plano sociogenético: ou seja, a interação permanente como base da formação humana. Somos seres que nos desenvolvemos em sociedade, construindo cultura.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. Alguns autores contribuíram expressivamente para a Pedagogia na definição de como acontece o desenvolvimento humano em geral e o desenvolvimento infantil, em particular. Sobre as relações entre as concepções acerca do desenvolvimento e seus respectivos autores, analise.

I. Dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios. (Piaget)

II. Tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos. A criança se desenvolve com seus conflitos internos e, para ele, cada estágio estabelece uma forma específica de interação com o outro, é um desenvolvimento conflituoso. (Wallon)

III. Apoia-se na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas. (Vygotsky)

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para explicar o processo de aprendizagem, a Escola Nova utilizou as seguintes concepções:
  • A. behaviorismo e psicanálise.
  • B. psicometria e psicologia histórico-cultural.
  • C. pragmatismo e psicometria.
  • D. pragmatismo e cognitivismo.
  • E. cognitivismo e psicometria.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a preocupação de uma centra-se nas teorias de ensino; a da outra, nas teorias de aprendizagem. Acerca desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
  • A. As reformas pombalinas instituíram as escolas normais, em que o professor, depois de formado, ministrava aulas nos grupos escolares.
  • B. O método de ensino mútuo, oficializado com a aprovação da lei das escolas de primeiras letras em 1827, se baseava no aproveitamento dos alunos mais adiantados como auxiliares do professor no ensino.
  • C. A concepção pedagógica renovadora emergiu na década de 80 do século passado e predominou até o início deste século.
  • D. O tecnicismo foi um elemento central nas teorias pedagógicas a partir da década de 20 do século passado, com o surgimento da Escola Nova.
  • E. A tendência progressista libertária considera os conteúdos de ensino elementos personalísticos, que devem ser extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A utilização dos objetos de aprendizagem pressupõe um novo tipo de paradigma apoiado na tecnologia da informação e comunicação. Nesse contexto, o professor torna-se
  • A. produtor de conhecimentos.
  • B. transmissor de informações.
  • C. mediador do processo de ensino e aprendizagem.
  • D. agente passivo do conhecimento.
  • E. centro do processo de ensino e aprendizagem.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com essa afirmação o autor diferencia aprendizagem de ensino. Para ele, no planejamento educacional que valorize a aprendizagem e a independência do estudante, o uso da tecnologia deve

  • A. propiciar informações sobre o perfil das pessoas e da espécie de coisas com que os aprendizes gostariam de entrar em contato para aprender.
  • B. ressaltar as metas administrativas da instituição no intuito de ganhar o mercado competitivo.
  • C. focalizar as metas de ensino do educador profissional e as metas de aprendizagem de uma classe hipotética de pessoas.
  • D. analisar as demandas do mercado para que o aprendiz tenha a oportunidade de se inserir no mundo produtivo.
  • E. buscar informações com estudiosos sobre o que os aprendizes devem conhecer para estar aptos a participarem da sociedade estratificada e excludente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ivan Illich propõe o fim da escola institucionalmente constituída, com todo seu arcabouço burocrático e pouco eficiente, e apresenta uma proposta de educação em rede, chamada por ele de teias de aprendizagem, que envolveria os vários espaços e tempos de maneira revolucionária e não convencional. Por meio da tecnologia disponível, dos objetos educacionais presentes na sociedade e dos saberes existentes nas mais diversas áreas, o conhecimento iria sendo apreendido continuamente e mutuamente. Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta o sentido mais abrangente de objetos educacionais.
  • A. planejamento, incentivos e legislação
  • B. consulta aos educadores em geral
  • C. coisas e processos úteis à aprendizagem
  • D. intercâmbio de habilidades
  • E. encontro de colegas
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O behaviorismo busca a construção de uma psicologia científica em que se garanta a objetividade das ciências da natureza. Quando aplicado à educação, o behaviorismo
  • A. afirma que o papel da escola é perpetuar os comportamentos da sociedade.
  • B. define aprendizagem como mudança de comportamento resultante do treino ou da experiência.
  • C. sustenta que somente as habilidades de menor complexidade podem ser apreendidas por meio do condicionamento.
  • D. entende o comportamento humano como fruto de reações subjetivas a estímulos comuns.
  • E. valoriza o inconsciente como fonte e estímulo para a aprendizagem significativa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Faça a correta relação entre as colunas considerando as características das tendências pedagógicas.

  • A. 1 – 4 – 2 – 3
  • B. 2– 3 – 1 – 4
  • C. 1 – 4 – 3 – 2
  • D. 3 – 2 – 1 – 4
  • E. 3 – 1 – 4 – 2
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em relação à Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, é correto afirmar que:
  • A. O papel da escola é o de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições.
  • B. É centrada nos métodos e técnicas de ensino.
  • C. Tem sua origem na Inglaterra.
  • D. Aplica-se apenas à Educação Infantil.
  • E. Tem suas bases filosóficas amparadas nos estudos de Jean Ovide Decroly e John Dewey.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: