Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ensinar é uma atividade interativa mediada pelo entendimento discursivo entre o professor, os alunos e o conhecimento. Em relação à ética do professor em sala de aula, pode-se inferir.
  • A. A ética se apresenta como elemento de mediação entre outras duas dimensões constitutivas do ser professor: a técnica e a política.
  • B. A dimensão ética como um estruturante do trabalho docente deve ter sentido expresso em maior escala nas interações dos sujeitos do que nas interações socioinstitucionais.
  • C. No que concerne às interações de pessoas, a dimensão ética se faz presente entre professor e aluno, como forma a assimilação do conhecimento, em detrimento de outros atores da escola.
  • D. A dimensão ética do trabalho docente se sustenta no fato de que esta profissão está voltada para a formação de outras pessoas. Desde modo, a competitividade, o individualismo e a busca do sucesso, devem ser incentivados, objetivando a meritocracia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Leia o fragmento a seguir.

“Trabalhar com competências é também abordá-la em suas múltiplas dimensões. Assim, a dimensão _______________ refere-se à relação que o indivíduo mantém com as pessoas que o cercam, à forma de se comunicar com elas, de considera-las, etc. Já a dimensão ______________ refere-se à relação que a pessoa mantém com ela mesma: seu autoconhecimento, sua autoestima, eu autocontrole, etc. Já a dimensão profissional está relacionada ao âmbito do trabalho no qual a pessoa trabalha e se desenvolve. E a dimensão ________________ refere-se à relação da pessoa com a sociedade em que vive.”

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. cognitiva – atitudinal – formal.
  • B. disciplinar – individual – conjunta.
  • C. interpessoal – pessoal – social.
  • D. interdisciplinar – específica – metadisciplinar.
  • E. instrutiva – conceitual – funcional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. Para a teoria behaviorista, os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo não devem ser levados em consideração, uma vez que não auxiliam o professor a resolver os múltiplos problemas de sala de aula.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto.

Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.

1. Atitudinais

2. Procedimentais

3. Conceituais

( ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.

( ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.

( ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A. 1 – 3 – 2.
  • B. 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 2 – 1.
  • D. 1 – 2 – 3.
  • E. 3 – 1 – 2.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As opções a seguir apresentam princípios sobre os quais o ensino será ministrado, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
  • B. Valorização da experiência extraescolar.
  • C. Igualdade na aplicação da eticidade, da socialidade e da operacionalidade.
  • D. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
  • E. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. Para Antonio Gramsci, a educação se constitui em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: