Questões sobre Tecnologias Educacionais

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Listagem de Questões sobre Tecnologias Educacionais

#Questão 943370 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

A gamificação é a aplicação de características e elementos da mecânica dos games (jogos digitais) em outros contextos. Recentemente, com a disseminação da cultura gamer, esse recurso tem sido aplicado também aos processos educativos.
Um exemplo adequado do uso da gamificação é o(a):

#Questão 943378 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – Pedagogia

Com o advento da revolução digital, todos os aspectos das sociedades humanas foram transformados. As escolas e os educadores ainda buscam acompanhar as mudanças ocasionadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs) em suas atividades.
Considerando o modo como as políticas curriculares nacionais tratam a relação entre as TICs e o processo de ensino-aprendizagem, é correto afirmar que elas:

#Questão 943433 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de São João do Polêsine - RS, Professor de Educação Infantil e nas Séries ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental

A cidadania digital diz respeito ao uso responsável das ferramentas e recursos tecnológicos no ambiente virtual. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto aos elementos da cidadania digital.
( ) Marketing digital. ( ) Acesso digital. ( ) Alfabetização digital.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 943631 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ensino Fundamental e Educação Infantil

As tecnologias estão sendo utilizadas em todos os níveis da educação, incluindo a Educação Infantil. Para Moran, Masetto e Behrens (2013, p. 32), “A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo - a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, ‘tocando’ as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar”[...]
MORAN, J; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013
A partir da afirmação acima, é incorreto dizer que:

Em relação à educação 5.0, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Está relacionada com os anseios da sociedade. O conceito surgiu no Japão e seu objetivo principal foi utilizar tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
( ) Tem o objetivo de trabalhar as habilidades socioemocionais das pessoas ao possibilitar que recursos tecnológicos possam ser integrados de forma mais humanizada.
( ) Passa pelos pilares da educação 4.0, acrescentando um olhar para a aprendizagem ativa e colaborativa focada no protagonismo do aluno e com o pensamento empreendedor e na busca constante de resoluções colaborativas de problemas que estejam conectados a habilidades socioemocionais.
( ) Tem foco em ensinar os alunos apenas a usar o computador e a internet.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

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