Questões sobre Tecnologias Educacionais

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Listagem de Questões sobre Tecnologias Educacionais

Na área educacional atual, existe uma metodologia que faz uso de tecnologia de informação e diz respeito à utilização de elementos tradicionais dos jogos nos processos de ensino-aprendizagem, sejam eles on-line, presenciais ou híbridos. Esse tipo de metodologia também é conhecido como: 

#Questão 944498 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Avança SP, 2023, Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP, Professor (P3) – Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Os sistemas de informação e tecnologias digitais são responsáveis por modificar todo o corpo teórico-metodológico que caracteriza as escolas. Assim, é possível afirmar que essas modificações são decorrentes da: 

Cada escola tem uma situação concreta, que interfere em um processo de gestão com tecnologias. Nesse sentido, há vários passos que devem ser tomados na implementação de tecnologias, EXCETO:

#Questão 944535 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Pretto e Bonilla (2022) ressaltaram os desafios encarados pelos professores no uso das tecnologias digitais na educação durante o período da pandemia da Covid-19. Eles indicaram que, embora muitos docentes tenham enfrentado problemas semelhantes àqueles vividos pelas famílias de seus alunos, especialmente no que diz respeito à conectividade, uma problemática mais grave deixou esses profissionais pressionados e, em alguns casos, quase impotentes.
Assinale a problemática a qual Pretto e Bonilla (2022) se referem.

#Questão 944536 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Pretto e Bonilla (2022) apresentaram vários aspectos que demonstram a importância das tecnologias digitais na educação brasileira durante a pandemia da Covid-19, especialmente até agosto de 2021.
Considerando as indicações de Pretto e Bonilla (2022) – bem como os apontamentos de outros autores no texto “Tecnologias e educações: um caminho em aberto” – analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) As políticas públicas de inserção das tecnologias digitais na educação brasileira foram fortalecidas e adequadamente direcionadas e financiadas, na educação básica pública, em uma realidade contextualizada à pandemia da Covid-19 no Brasil.
II - ( ) A necessidade de fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais, desde março de 2020, possibilitaram, por meio de legislações emergenciais, aulas a distância em toda a educação básica e nas universidades, estratégia denominada de ensino remoto emergencial.
III - ( ) Ante a nova realidade, imposta pelo período da pandemia, coube aos professores e às famílias a omissão de responsabilidade pela organização e manutenção de infraestrutura física e tecnológica para a viabilização das aulas remotas, uma vez que essas atividades eram coerentes às práticas das escolas.
IV - ( ) No caso das famílias de baixa renda, dentre as muitas problemáticas postas pela pandemia, destacaram-se a inexistência de espaço e de dispositivos tecnológicos em casa e a ausência de conectividade domiciliar para que as atividades de ensino formal pudessem acontecer.

Assinale a sequência CORRETA.

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