Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo. Assinale a alternativa incorreta:

De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.

Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:

"Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e: ... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%, 30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental. ... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino... ... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno aprendeu ou se os objetivos foram atingidos". "Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e... ... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise... ... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva". O que explicaria tais contradições? Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.

( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática

( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.

( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas

( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.

A seqüência correta é:

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.

2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.

3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.

4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional

Está(ão) correta(s):

... "A discussão sobre o 'erro' provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional. Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.

( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.

( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.

( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.

( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los

( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.

A seqüência correta é:

Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis