Questões sobre Políticas Educacionais

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Listagem de Questões sobre Políticas Educacionais

São áreas de intervenção psicopedagógica os processos de ensino e de aprendizagem, a atenção à diversidade, a prevenção e desenvolvimento pessoal e a orientação acadêmica e profissional dos estudantes. Desta forma, de acordo com Igea, B.D.R. (2005), a psicopedagogia pretende sua atuação em qual ou quais âmbitos escolares?

Para que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral, o Ministério da Educação - MEC definiu que as instituições de ensino devem incorporar em seus planos pedagógicos os temas transversais, dentre os quais destacam-se, EXCETO:

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) tem gerado um importante movimento de discussão em seu processo de implementação. Por meio da Portaria GM/MS nº 3.194, de 28 de novembro de 2017, foi instituído o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO EPS-SUS), que tem como objetivo geral

#Questão 1052119 - Pedagogia, Políticas Educacionais, ADM&TEC, 2022, Prefeitura de Lajedo - PE, Professor de Ensino Fundamental II - Português

Analise as afirmativas a seguir:

I. O currículo é o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.
II. Na Educação Básica, a organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características próprias dos seus estudantes, não se restringindo às aulas das várias disciplinas. O percurso formativo deve, nesse sentido, ser aberto e contextualizado, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, mas, também, outros componentes flexíveis e variáveis que possibilitem percursos formativos que atendam aos inúmeros interesses, necessidades e características dos educandos.
III. Toda política curricular é uma política cultural, pois o currículo é fruto de uma seleção e produção de saberes: campo conflituoso de produção de cultura, de embate entre pessoas concretas, concepções de conhecimento e aprendizagem, formas de imaginar e perceber o mundo.

Marque a alternativa CORRETA: 

#Questão 1052148 - Pedagogia, Políticas Educacionais, FEPESE, 2022, Prefeitura de Concórdia - SC, Especialista em Educação - Orientador Educacional

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) acerca da organização da Educação Básica.

( ) A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
( ) A escola não poderá reclassificar os alunos, especialmente quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
( ) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, podendo com isso reduzir o número de horas letivas previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
( ) O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de sessenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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