Questões sobre Legislação da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

De acordo com o Artigo 41 das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos (Resolução nº 7/2010), o projeto político-pedagógico da escola e o regimento escolar “deverão contemplar a melhoria das condições de acesso e de permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas classes comuns do ensino regular” de modo a:

Segundo Venturini (2009), a pessoa cega não é apenas alguém que perdeu um sentido cuja valorização é culturalmente atribuída pelos que enxergam, mas um sujeito que percebe, organiza e forma suas impresso?es do mundo por meio dos sentidos do tato, do olfato, do paladar e da audição, juntamente com os processos psíquicos superiores, ou seja:

É um pensamento erro?neo acreditar que a pessoa cega vive em completa escuridão. Apenas uma pequena parcela das pessoas diagnosticadas como cegas não tem nenhum grau visual. Os sujeitos diagnosticados como cegos podem possuir acuidade visual igual ou menor que 20/200 (0,1). Isto significa que enxergam a 20 pés de dista?ncia aquilo que uma pessoa com visão normal enxerga a 200 pés (VENTORINI, 2007). O intervalo de 0,1 até 0,0 é denominado de “cegueira legal”, composta pelas seguintes características:
a- ____________: capacidade de distinção entre a luz e o escuro; b- ____________: capacidade de distinção da luz e do lugar donde emana; c- ___________: capacidade de visão de dedos; d- ___________: capacidade de visão de dedos.
Preenchem corretamente as lacunas: 

O poder público deve promover a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo, devendo:
I - incentivar a provisão de instrução, de treinamento e de recursos adequados, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas;
II - assegurar acessibilidade nos locais de eventos e nos serviços prestados por pessoa ou entidade envolvida na organização das atividades de que trata este artigo;
III - assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condiço?es com as demais pessoas.
Sobre estas proposições podemos afirmar que:

I- Na maioria do mundo, há, pelo menos, uma língua de sinais usada amplamente na comunidade surda de cada país, diferente daquela da língua falada utilizada na mesma área geográfica. Isto se dá porque essas línguas são independentes das línguas orais, pois foram produzidas dentro das comunidades surdas. LOGO II- A LIBRAS não pode ser estudada tendo como base a Língua Portuguesa, porque ela tem gramática diferenciada, independente da língua oral. A ordem dos sinais na construção de um enunciado obedece a regras próprias que refletem a forma de o surdo processar suas ideias, com base em sua percepção visual-espacial da realidade.
Sobre estas proposições podemos afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis