Questões sobre Legislação da Educação

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Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

#Questão 943624 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ensino Fundamental e Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a área de Ciências Humanas – componente curricular Geografia, define que “Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. [...] Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. [...] O raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas”. (BRASIL, 2017, p. 359-360).
Sendo assim, o princípio geográfico de maior complexidade, que se refere ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu, denomina-se: 

#Questão 943625 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ensino Fundamental e Educação Infantil

“A BNCC de História no Ensino Fundamental – Anos Iniciais contempla, antes de mais nada, a construção do sujeito. O processo tem início quando a criança toma consciência da existência de um ‘Eu’ e de um ‘Outro’. O exercício de separação dos sujeitos é um método de conhecimento, uma maneira pela qual o indivíduo toma consciência de si, desenvolvendo a capacidade de administrar a sua vontade de maneira autônoma, como parte de uma família, uma comunidade e um corpo social.” (BRASIL, 2017, p. 403).
Em relação a esse processo de constituição do sujeito, é correto afirmar que:

#Questão 943626 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ensino Fundamental e Educação Infantil

Conforme consta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017, p. 322), a área de Ciências da Natureza, “por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, pressupõe organizar as situações de aprendizagem partindo de questões que sejam desafiadoras e, reconhecendo a diversidade cultural, estimulem o interesse e a curiosidade científica dos alunos e possibilitem definir problemas, levantar, analisar e representar resultados; comunicar conclusões e propor intervenções”, possibilitando aos alunos um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também a oportunidade de fazerem escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. Em relação ao que o ensino de Ciências precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental, assinale a alternativa que vai de encontro à essa perspectiva: 

#Questão 943657 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde referencia o trabalho didático-pedagógico dos seus professores a partir do Currículo de Referência da Rede Municipal de Rio Verde - CR-RV (RIO VERDE, 2020), considerando a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado - DC-GO Ampliado (GOIÁS, 2018). No que diz respeito à avaliação do processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, a proposta curricular municipal corrobora os pressupostos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1997), ao destacar que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo. Dessa forma, os critérios explicitados para cada um dos ciclos de escolaridade têm por objetivo auxiliar o professor a avaliar seus alunos dentro desse processo, abarcando suas múltiplas dimensões.       Assim sendo, todos os critérios de avaliação de Educação Física abaixo estão corretos, exceto:

#Questão 943643 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) - Arte

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística, perpassando os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Não se trata de eixos temáticos ou categorias, mas de linhas maleáveis que se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola. Não há nenhuma hierarquia entre essas dimensões, tampouco uma ordem para se trabalhar com cada uma no campo pedagógico (BRASIL,2017, p.194). A BNCC enfatiza que é essencial contemplar as unidades temáticas – Artes Visuais, Teatro, Dança e Música, articulando os saberes dessas unidades com as seis dimensões do conhecimento propostas.
Relacione as dimensões do conhecimento aos seus significados segundo a BNCC, numerando a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(1) Criação (2) Crítica (3) Estesia (4) Expressão (5) Fruição (6) Reflexão 
( ) Exteriorização criativas subjetivas através de procedimentos artísticos, individuais e coletivos. Espera que haja experiências com elementos constitutivos de cada linguagem, seus vocabulários específicos e suas materialidades. ( ) O corpo é o principal protagonista em experiência com a Arte, percebendo-a como uma forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo, isto é, pela Arte percebe-se os aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais relacionados ao indivíduo. ( ) Produção artística como uma forma de expressar sentimentos, ideias, desejos e representações. ( ) Estudo e pesquisa de variadas experiências e manifestações artísticas, permitindo articulação e formação de um pensamento próprio em aspectos sociais, econômicos e culturais, além da estética, política, história e filosofia. ( ) Processo de construção de um pensamento a respeito das experiências e processos criativos, artísticos e culturais, através de habilidades de análise e interpretação das manifestações artísticas. ( )Espaço de sensibilidade nas práticas artísticas e culturais de épocas, lugares e grupos sociais diversos.

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