Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

Em relação a educação e políticas sociais, julgue os itens a seguir. Neste século, há uma expectativa da população brasileira em relação à educação: assumir um posicionamento de luta contra a exclusão dos alunos das classes empobrecidas, promovendo a integração de crianças, adolescentes e jovens analfabetos, contribuindo para a construção da cidadania.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando o depoimento acima, julgue os itens a subseqüentes.

O mundo atual caracteriza-se por um desenvolvimento acelerado, ao mesmo tempo exclui determinado grupo de pessoas do acesso aos direitos. Um desses direitos é a educação. Para garantir a educação a todos, cabe à escola suprir todas as necessidades básicas: sobrevivência, material escolar, uniforme e bolsas de estudo no caso de estabelecimento particular de ensino.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Com referência a violência social, educação e escolarização, julgue os itens subseqüentes. Algumas escolas dos grandes centros urbanos vivem um processo dual em relação à violência. Elas são protagonistas de atos de discriminações e preconceitos e ao mesmo tempo estão na mira da violência difusa e dos grupos organizados.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Com referência a violência social, educação e escolarização, julgue os itens subseqüentes. Em muitas situações, a sociedade brasileira vê o adolescente pobre e negro como um ente ameaçador da paz. Além disso, o retrata como incapaz, inconseqüente e não o reconhece como sujeito de direitos.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Dentre as pesquisas que buscaram caracterizar o bullying, o estudo de Malta et al. (2010), citado por Oliveira-Menegotto, Pasini e Levandowski, mostra que há um significativo contingente de alunos vítimas de bullying. A pesquisa foi baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oriundos de uma pesquisa em parceria com o Ministério da Saúde, com 60.973 alunos do 9º ano do ensino fundamental de 1.453 escolas públicas e privadas de todo o território nacional. O estudo constatou que:
  • A. o fenômeno ocorre principalmente no 6º ano do ensino fundamental.
  • B. os respondentes, na maior parte, relataram ter sofrido bullying a partir do 6º ano do ensino fundamental.
  • C. as agressões ocorrem, geralmente, na véspera do período avaliativo do semestre letivo.
  • D. não há diferença no índice de ocorrência entre escolas públicas e privadas.
  • E. o índice de ocorrência entre escolas públicas é de 68%, e de 32% em escolas privadas.
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Segundo a pesquisadora espanhola Rocio Garcia-Carrion, “O que sabemos é que a escola é um reflexo da sociedade, e se a aprendizagem está vinculada ao contexto, então, nas localidades que têm dificuldades econômicas e sociais, habitualmente as famílias são o reflexo do que acontece nessas comunidades. Em comunidades cujo contexto é de pobreza ou desigualdade econômica, encontramos famílias em situação de desemprego e baixa alfabetização.”

Para realizar um trabalho produtivo com essas comunidades, a orientação está em:

  • A. criar feiras com atividades variadas para a comunidade.
  • B. estimular a utilização do espaço escolar nos fins de semana.
  • C. transformar as dificuldades em possibilidades reais.
  • D. realizar festas para a arrecadação de fundos para a escola.
  • E. fazer convênios com comerciantes e empresas privadas do local.
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A batalha para aumentar a escolaridade da população é antiga. Diversos projetos oficiais surgiram, mas foram os movimentos sociais que deram as bases para a Educação de Jovens e Adultos que se tem hoje. No início do século passado, a pressão para acabar com o analfabetismo vinha:
  • A. do campo, com a necessidade de lidar com a mecanização.
  • B. das cidades, com o desenvolvimento do comércio.
  • C. da indústria, carente de mão de obra especializada.
  • D. do governo, que precisava de funcionários qualificados.
  • E. do povo, que lutava por melhores condições de vida.
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A década de 1980, no Brasil, marcada por tentativas de restabelecimento da democracia, assistiu a reformas curriculares cuja tônica estava em
  • A. apoiar teorias centradas nos aspectos operacionais dos currículos, desconsiderando que conhecimento é instrumento de dominação.
  • B. definir uma educação de boa qualidade para as novas gerações, ignorando a dívida social com os que estavam fora da escola.
  • C. defender que o trabalho escolar deve se iniciar com os conteúdos disciplinares mais simples, independentemente da vivência dos alunos.
  • D. adotar a visão educacional que criticava os objetivos e métodos escolares, vendo-os como próprios das classes privilegiadas e, portanto, excludentes.
  • E. recuperar a relevância social dos conteúdos veiculados na escola, contrapondo-se às orientações tecnicistas das décadas anteriores.
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A classificação dos modelos de Instituições de Ensino Superior que denomina Universidades, Universidades Especializadas, Centros Universitários, Faculdades Integradas, Faculdades Isoladas e Centros de Educação Tecnológica é vigente:
  • A. no Brasil.
  • B. em Portugal.
  • C. nos países do Mercosul.
  • D. no Brasil e nos países africanos que mantêm relações com o Brasil.
  • E. em Portugal e nos países africanos que mantêm relações com o Portugal.
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