Questões de Pedagogia da FUNIVERSA

Pesquise mais Questões de Pedagogia da FUNIVERSA abaixo,

Acerca da pedagogia de projetos, é correto afirmar que

  • A. os alunos são corresponsáveis pelo trabalho que é realizado, geralmente por meio de cooperação em equipe.
  • B. se trata de reprodução de conteúdos prontos por meio da problematização dos assuntos.
  • C. é uma metodologia na qual os projetos são elaborados pelos sistemas de ensino.
  • D. os projetos são formas de recuperar os alunos com menor rendimento e com problemas de aprendizagem.
  • E. é uma atividade própria para as instituições não escolares.
Sua resposta é:

De acordo com Luckesi, os métodos de uma pedagogia crítico-social dos conteúdos não partem de um saber artificial ou espontâneo, mas da relação direta entre a experiência do aluno e o saber trazido de fora. Assim se estabelece uma relação entre papel político-pedagógico do professor e organização do ensino e da aprendizagem. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A. a pesquisa é um importante elemento para construção de conhecimentos científicos, por isso deve ser feita apenas por cientistas especializados.
  • B. os posicionamentos político-pedagógicos dos professores não interferem na escolha dos conteúdos a serem ensinados.
  • C. a organização dos conteúdos não demanda pesquisa, pois é elaborada pelos sistema de ensino que determinam, também os métodos a serem utilizados.
  • D. a pedagogia crítico-social dos conteúdos ignora o papel político-pedagógico dos docentes, pois valoriza as vivências dos alunos.
  • E. é preciso que o professor assuma o papel de pesquisador em diferentes momentos do processo de aprendizagem.
Sua resposta é:

O processo de ensino e aprendizagem requer tanto do professor quanto do aluno uma autorreflexão sobre as conquistas e os limites de cada sujeito envolvido. A respeito da relação entre os sujeitos na pesquisa educacional, assinale a alternativa correta.

  • A. A pesquisa participante é o método mais indicado para refletir sobre a relação entre sujeito e objeto no processo de ensino porque o pesquisador não se envolve com o objeto pesquisado.
  • B. No campo educacional, o objeto de pesquisa é sempre a aprendizagem, por isso os alunos são entendidos como os únicos sujeitos do processo.
  • C. A aprendizagem pode ser considerada como um objeto de pesquisa, mas sua manifestação é muito subjetiva, por isso é impossível transformá-la em estudo científico.
  • D. Tanto o professor quanto o aluno devem ser envolvidos no processo de pesquisa como sujeitos que se modificam e transformam o processo durante sua construção.
  • E. Apenas o professor poderá ser considerado sujeito no processo de pesquisa participante sobre a aprendizagem, pois os alunos são os objetos explorados no processo.
Sua resposta é:

A supervisão educacional

  • A. deve ser exercida por um sujeito que possua o poder de assessorar, acompanhar e avaliar o trabalho que os professores realizam nas escolas.
  • B. tem o papel de inspecionar, reprimir, checar e monitorar a produtividade, a eficiência e a qualidade do planejamento da escola.
  • C. tem como tarefa exclusiva planejar, organizar, coordenar e, de certa forma, controlar as atividades da escola e dos atores envolvidos.
  • D. deve se preocupar apenas com a aprendizagem dos alunos, pois educar se reduz a transmitir conhecimentos acumulados, mesmo com novas técnicas e tecnologias.
  • E. deve ser articuladora, dinâmica e ciente de sua importância na educação, preocupando-se com o aprimoramento do currículo e sua atualização permanente.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Planejamento de Ensino
Ano: 2016, Banca: FUNIVERSA, Concurso: IFAP/AP, Cargo: Pedagogo

A discussão sobre pedagogia de projetos não é nova. Ela surgiu com John Dewey e outros representantes da chamada pedagogia ativa. Já com este autor, a discussão estava embasada em uma concepção de que a educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Os projetos devem partir, necessariamente, dos alunos para que não sejam uma imposição da escola.
  • B. O que caracteriza o trabalho com projetos é a origem do tema, e não o tratamento dado a ele.
  • C. É uma postura pedagógica, e não apenas uma técnica de ensino, mais atrativa para os alunos.
  • D. O método de resolução de problemas é impraticável na adoção da pedagogia de projetos.
  • E. A pedagogia de projetos está diretamente ligada à teoria da aprendizagem cognitivista.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Planejamento de Ensino
Ano: 2016, Banca: FUNIVERSA, Concurso: IFAP/AP, Cargo: Pedagogo

Com relação à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

I A interdisciplinaridade é o elo entre os profissionais do ensino como forma de reciprocidade, de reflexão mútua e em substituição à concepção fragmentária do conhecimento.

II O professor, na perspectiva interdisciplinar, necessita desenvolver uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro.

III A interdisciplinaridade exige um pensamento lógico, formal e linear.

IV A prática da interdisciplinaridade está inteiramente relacionada à pesquisa.

V O professor, na perspectiva da interdisciplinaridade, não é um mero repassador de conhecimentos, mas é reconstrutor juntamente com seus alunos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Planejamento de Ensino
Ano: 2016, Banca: FUNIVERSA, Concurso: IFAP/AP, Cargo: Pedagogo

Acerca de plano de ensino, assinale a alternativa correta.

  • A. O Conselho Nacional de Educação escolhe os conteúdos de cada disciplina e explicita, por meio de resoluções e pareceres, como eles devem ser divididos.
  • B. Cabe à escola e ao corpo docente elaborar uma proposta de trabalho e eleger os conteúdos específicos para cada uma das disciplinas.
  • C. Os PCN determinam quais conteúdos devem ser ministrados em cada série/ano da educação básica.
  • D. Cada professor, independentemente da escola e da legislação vigente, deve escolher quais conteúdos devem ser ministrados na disciplina que está sob sua responsabilidade.
  • E. Os conteúdos são delimitados pelos livros didáticos adotados pela escola e, por isso, independem da vontade do professor.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Planejamento de Ensino
Ano: 2016, Banca: FUNIVERSA, Concurso: IFAP/AP, Cargo: Pedagogo

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente planejamento de ensino. Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A. No PPP, devem estar descritas todas as formas de avaliação utilizadas pelos professores em sala de aula.
  • B. A avaliação da aprendizagem é um processo diferente da avaliação do PPP, por isso não existe articulação entre as duas formas de avaliar.
  • C. A avaliação da aprendizagem visa à verificação do conhecimento adquirido pelo estudante durante o processo de ensino e aprendizagem.
  • D. Um dos princípios do PPP é a melhoria da qualidade do ensino, sendo que a avaliação da aprendizagem deve ser um dos instrumentos utilizados para identificar caminhos para que isso ocorra.
  • E. Uma das tarefas do professor é conhecer o PPP para que possa direcionar suas ações pedagógicas, o que não interfere na forma de avaliar seus alunos.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Planejamento de Ensino
Ano: 2016, Banca: FUNIVERSA, Concurso: IFAP/AP, Cargo: Pedagogo

Os métodos de ensino são as ações por meio das quais os professores organizam as atividades de ensino com o intuito de atingir objetivos. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os métodos de ensino adotados em sala de aula independem dos objetivos gerais propostos pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
  • B. O método de ensino deve corresponder à necessária unidade: objetivos; conteúdos; métodos; e formas de organização do ensino.
  • C. Os métodos de ensino independem dos conteúdos e das disciplinas, por isso todos os métodos podem ser utilizados em qualquer conteúdo.
  • D. A escolha do método a ser utilizado para o ensino de um determinado conteúdo independe da idade e do nível de desenvolvimento dos alunos.
  • E. No PPP da escola, já estão definidos todos os métodos e todas as ações que o professor adotará em sala de aula.
Sua resposta é:

Acerca das teorias psicológicas da aprendizagem, assinale a alternativa correta.

  • A. Para Emília Ferreiro, o processo de escrita depende do treinamento motor e da repetição de sílabas e palavras.
  • B. Piaget criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal, referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.
  • C. Para os teóricos do condicionamento, há diferença entre a aprendizagem mecânica e a aprendizagem significativa.
  • D. Para a teoria cognitivista, hábitos e associações entre estímulo e resposta são aprendidos por meio da prática.
  • E. A partir das concepções de Vygotsky, a escola tornase um espaço que deve privilegiar o contato social e cultural. O aluno jamais poderá ser visto como alguém que não aprende.
Sua resposta é: