Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

Na educação infantil existem sínteses de aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a serem explorados em todo o segmento da educação infantil, e entre os objetivos propostos no campo: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, qual objetivo NÃO é esperado nessa etapa e segmento?

Sobre a legislação da educação infantil em seu artigo 31, ressalta que “a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns”. Dentre esta organização, qual a única alternativa que NÃO condiz com essas regras comuns?

#Questão 944811 - Pedagogia, Educação Infantil, AMEOSC, 2023, Prefeitura de São José do Cedro - SC, Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais

A Recreação é comumente apresentada de maneira ligada à área de lazer quase como se o binômio "Recreação e Lazer" possuísse um significado único. Isto talvez ocorra por ambas as áreas possuírem características comuns como o componente lúdico, a busca da satisfação pessoal, a flexibilidade nas regras. Mas recreação e lazer não estão restritos um ao outro, embora muitas vezes encontraremos vivências que pertencem às duas áreas.


Nessa perspectiva, marque a alternativa INCORRETA.

#Questão 944812 - Pedagogia, Educação Infantil, AMEOSC, 2023, Prefeitura de São José do Cedro - SC, Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais

A importância do Livro Didático na Educação Infantil - Ensino Fundamental


Imagem associada para resolução da questão


O Livro Didático (LD) ainda é o instrumento mais utilizado como recurso de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras, embora não seja o único, é capaz de promover reflexões sobre a realidade e estimular a capacidade investigativa dos alunos com o intuito de que se tornem agentes na construção do próprio conhecimento. O princípio fundamental que se estabelece é o de que o uso do LD na escola auxilia e facilita o trabalho do(a) professor(a), proporcionando a possibilidade de orientar a sequência dos conteúdos a serem estudados e a natureza pedagógica do trabalho, com as orientações presentes no Manual do Professor, por exemplo. Sendo assim, com a oportunidade de aquisição do LD (obras didáticas, literárias e pedagógicas) na Educação Infantil proposto pelo Edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2022 (PNLD 2022) surgiu uma nova perspectiva para elaboradores e editoras trabalharem com o desígnio de atingir aos parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e às expectativas dos docentes e dos familiares das crianças.

(MVC Editora | O Livro Didático na Educação Infantil - MVC Editora)


De acordo com o Portal do MEC, essa é uma medida que visa à democratização do acesso ____________.


Marque a alternativa com os dados que completam coerentemente o enunciado:

#Questão 944815 - Pedagogia, Educação Infantil, AMEOSC, 2023, Prefeitura de São José do Cedro - SC, Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Disponivel em: https://www.sed.sc.gov.br/programas-e-projetos/16991- pacto-nacional-pela-alfabetizacao-na-idade-certa-pnaic#:~:text)


Ao subscreverem o Pacto, os dirigentes das diferentes unidades federativas se comprometeram EXCETO em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis