Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

#Questão 1047902 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), VUNESP, 2022, Prefeitura de Rio Claro - SP, VUNESP - 2022 - Prefeitura de Rio Claro - SP - Professor de Educação Básica 1 (Quadro 1)

Silva (2016) discute o currículo e a transmissão cultural que cabe à escola. Com base no autor, identifique a alternativa que completa corretamente a frase: O currículo e suas teorias têm como objeto central _________ , que, como construção social, é mutável, instável e provisório(a). 

Em relação ao plano de aula do docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação deverá ser realizada somente no final de cada aula, podendo ser informal para fins diagnósticos ou formal para atribuição de notas. ( ) Deve se considerar a objetividade, ou seja, a correspondência do plano com a realidade à que vai aplicar. Deve haver coerência entre os objetivos gerais e os específicos, conteúdos, métodos e avaliação. ( ) Os objetivos gerais se referem ao que o professor espera da assimilação de conhecimentos e habilidades (fatos; conceitos; ideias; relações; técnicas de estudo etc.) e que irá discriminar a forma como que o professor pode avaliar. ( ) O desenvolvimento metodológico irá detalhar a preparação e a introdução do assunto, desenvolvimento, sistematização e aplicação – métodos com que o professor irá desenvolver para alcançar os objetivos propostos. ( ) É um guia de orientação, pois nele são estabelecidos as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente; possui uma ordem sequencial e progressiva. Deve ter flexibilidade, pois, no decorrer das aulas, o plano irá, obrigatoriamente, passando por adaptações em função das situações específica de cada classe.
A sequência está correta em 

#Questão 1047957 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor para Séries Iniciais

O ensino fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da educação básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, dentre outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da educação básica, mas também entre as duas fases do ensino fundamental: anos iniciais e anos finais. As orientações curriculares para o ensino fundamental de nove anos incluem:
I. Nos anos iniciais, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
II. No primeiro ano do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.
III. Ao longo do ensino fundamental – além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do ensino fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares.
IV. Ao longo do ensino fundamental – anos finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante preparar os alunos para as rupturas inerentes ao processo de progressão entre as séries, pois supõe-se que a cada ano os alunos estão mais autônomos.
Está correto o que se afirma em

#Questão 1047995 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), FCC, 2022, SEC-BA, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III

A formalização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo Conselho Nacional de Educação provocou muitas controvérsias. Muitos atores com forte influência sobre as instâncias decisórias da política educacional e, predominantemente, da esfera universitária, eram contrários à BNCC em levantamento feito entre o final de 2013 e o início de 2014. Nessa época, o estudo realizado observou que há distintas visões sobre o que é um currículo.
(Disponível em: https://abrelivros.org.br)
Considerando essas reflexões, o conceito de currículo escolar pode ser entendido como 

#Questão 1048023 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), FCC, 2022, SEC-BA, Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau III

A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado. Para responder a essa questão, as diferentes teorias podem recorrer a discussões sobre a natureza humana, sobre a natureza da aprendizagem ou sobre a natureza do conhecimento, da cultura ou da sociedade.
(SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999)
Tendo em vista as teorias do currículo, é correto afirmar que as teorias pós-críticas abrangem os conceitos de 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis