Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Para as teorias pós-modernas, vivemos um novo cenário epistemológico, com novas implicações no campo educacional. Basicamente, elas criticam conceitos e discursos da modernidade, como, por exemplo, razão, ciência e progresso. As implicações curriculares desse movimento estão na desconfiança de uma pedagogia e de um currículo fundamentados no pensamento moderno. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:

Há uma distinção estabelecida entre vários níveis de currículo, cada qual com suas especificidades. Sobre o currículo formal, pode-se afirmar corretamente que:

De acordo com Libâneo (2008), “há vários sentidos de competência e o mais conhecido está ligado a uma visão economicista segundo a qual a busca da produt ividade econômica requer pessoas competentes, isto é, pessoas tecnicamente eficientes”. Entretanto, o autor afirma ainda, que o sentido de competência no processo de elaboração da proposta curricular e do planejamento docente é outro. Sobre a abordagem de competência no planejamento e prática escolar é correto afirmar que:

Observe a imagem abaixo.

 A UNESCO, ao estabelecer os quatro pilares da Educação, do século XXI, aponta as competências necessárias ao mundo globalizado. As competências necessárias para construir um Currículo de Tecnologia da Informação e da Comunicação, relacionadas ao pilar “aprender” a “conhecer”, são:

A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): “a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional”. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis