Questões sobre Avaliação Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Educacional

#Questão 1050240 - Pedagogia, Avaliação Educacional, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

   Aquele que sabe sem saber que sabe fica eternamente dependente daquele que ensinou; poderá apenas mostrar seu saber se isso lhe for solicitado. Em contrapartida, aquele que sabe que sabe pode mobilizar seus saberes e seu savoir-faire, por sua própria iniciativa, em função das situações diante das quais se encontra.  

Philippe Meirieu. Aprender... sim, mas como?
Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 99. 


Considerando o texto acima, julgue o item.

A partir de uma abordagem crítica, a avaliação pode ser entendida como uma crítica do percurso da ação. Nessa concepção, consolida-se como um instrumento que subsidia a própria ação de planejamento, ou seja, enquanto o ato de planejar dimensiona aquilo que se busca construir, a avaliação subsidia a construção do próprio projeto, porque fundamenta novas decisões em torno dos objetivos que se deseja alcançar. 

#Questão 1050406 - Pedagogia, Avaliação Educacional, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Francês - Edital nº 31

    A Educação Básica de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A educação deve proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças. 

Ministério da Educação, Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais da
Educação Básica, 2013. Internet: <portal.mec.gov.br>.


Acerca da metodologia de ensino da língua francesa e de assuntos correlatos, julgue o item. 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não é de competência da escola elaborar e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado considerando-se os contextos e as condições de aprendizagem; entretanto, tais registros servem como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos. 

A avaliação formativa vem ganhando espaço nas discussões pedagógicas, impulsionada pelo uso da tecnologia no cenário de pandemia, e pela necessidade de contribuir de modo equânime para a aprendizagem de cada aluno. Na avaliação formativa, o professor busca promover momentos de maior proximidade com cada estudante, entendendo suas necessidades específicas, seus avanços e refletindo junto com ele sobre estratégias para seguir se desenvolvendo, de acordo com o desejado. Trata-se de uma modalidade avaliativa para acolher e atender os estudantes que mais precisam, sendo fundamental para combater as desigualdades de aprendizagem que afetam, principalmente, estudantes em situações de maior vulnerabilidade.

Adaptado de https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/


Com base no texto, assinale a afirmativa que identifica corretamente objetivos da avaliação formativa. 

#Questão 1050463 - Pedagogia, Avaliação Educacional, CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Psicologia

Considerando as alternativas de intervenção diagnóstica, práticas pedagógicas e apoio às adequações curriculares, julgue o item a seguir. 


Quanto aos conteúdos e ao atendimento aos alunos com necessidades especiais, a escola deve recorrer à experiência de seu corpo docente, ao setor responsável pela educação especial do respectivo sistema e à colaboração da família.

#Questão 1050555 - Pedagogia, Avaliação Educacional, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Biologia - Edital nº 31

Considerando a avaliação da aprendizagem, julgue o item.


A diversidade dos alunos que estão sendo avaliados deve ser sempre considerada, assim como o impacto dela no desempenho; para tal, o professor deve optar por formas de avaliar que observem a individualidade de cada aluno. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis