Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1118246 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, reconhece a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos como modalidade de ensino, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola. Com base em Soares e Pedroso (2016) e na legislação vigente, analise as afirmativas a seguir:

I. O reconhecimento da EJA como modalidade de ensino representa uma conquista histórica, uma vez que EJA passa a ter as mesmas condições de oferta que a educação básica obrigatória.
II. Os sistemas de ensino devem dispor sobre a oferta de educação de jovens e adultos e de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
III. A nomenclatura “Educação de Jovens e Adultos” passou a ser adotada a partir da LDB, Lei nº 9.394/96, superando a concepção anterior do ensino supletivo.
IV. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos da EJA por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

Está INCORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 1118247 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Santinello, Costa e Santos (2020), concordando com Quintanilha (2017), afirmam que é importante entender que a Educação Superior também está sendo atingida por todas as mudanças sociais e culturais da nova realidade, permeada pelas tecnologias digitais. Nesse sentido, as políticas públicas que têm sido implementadas para responder a essa nova realidade, como as relacionadas à Educação a Distância (EaD), abriram os caminhos para a adoção do chamado ensino híbrido. Para as autoras, esse tipo de ensino, com o uso da virtualização, apresenta pontos positivos e negativos.
Assinale a alternativa que apresenta um ponto positivo na perspectiva das autoras:

#Questão 1118248 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Santinello, Costa e Santos (2020), em seu texto sobre a virtualização do ensino superior, apresentam alguns conceitos importantes para a compreensão da análise que elaboram. A respeito desses conceitos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, de modo a atribuir o sentido CORRETO a cada conceito apresentado:

I. Ciberespaço II. Tecnologia Intelectual III. Virtualização IV. Cibercultura

( ) Não é uma desrealização, mas uma mutação de identidade, um deslocamento do centro de gravidade ontológico do objetivo considerado: em vez de se definir principalmente por sua atualidade (uma solução), a entidade passa a encontrar sua consciência essencial num campo problemático.
( ) É um espaço de comunicabilidade virtual, no qual as formas de interação entre as pessoas estão se modificando, constituindo-se novos meios de conexão e interconexão, hiperconectividade e hibridez nos usos e apropriações das tecnologias digitais.
( ) Proporciona mobilidade permanente às pessoas e às coisas, sendo uma reabsorção de espaço-tempo social flexível com fluxo contínuo de dados conduzidos pela rede.
( ) Possui três princípios segundo Lèvy (1999): Interconexão, comunidades virtuais e inteligência coletiva.

Assinale a sequência CORRETA: 

#Questão 1118249 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Anastasiou (2006), ao apresentar os elementos de um processo de ensinagem, evoca a crítica de Saviani (1982) ao modelo de ensino por passos, com uma reorientação para um modelo baseado em momentos. O autor sugere cinco momentos a serem considerados no trabalho de construção dos conhecimentos com os alunos. Preencha as lacunas do excerto abaixo com os momentos indicados por Saviani na obra:

“É fundamental considerar a _______, partindo da percepção que o aluno traz do objeto de estudo, de sua realidade para a aula. Essa prática social ou visão será _______, ou seja, será submetida a um processo crítico de questionamento. Para a resposta a esses questionamentos, a _______ é um momento necessário. [...] Outro momento refere-se à interiorização dos novos elementos ou conteúdos pela _______, para finalmente se chegar à _______, permitindo ao aluno construir novos elementos perceptivos com os conteúdos apreendidos, por meio das situações organizadas pelo professor.”


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do trecho acima: 

#Questão 1118250 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Considerando a análise realizada por Oliveira e Rothen (2024) sobre os vinte anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas a seguir que discorrem sobre a trajetória do modelo de avaliação da educação superior adotado no país:

( ) O PARU (Programa de Avaliação da Reforma Universitária) foi importante para sinalizar a necessidade do sistema superior de ensino ser avaliado, considerando tanto as instituições públicas quanto as privadas.
( ) O PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras) foi resultado dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Comissão Nacional de Avaliação, na Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em 1998, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.
( ) O Provão (Exame Nacional de Cursos) foi bem recebido pela comunidade acadêmica das instituições de educação superior públicas, em substituição ao PAIUB, por ser um modelo mais democrático, inclusivo e que respeitava a autonomia universitária.
( ) A avaliação da educação superior não tinha tanta centralidade durante o primeiro Governo Lula (2002 a 2005) como no governo que o precedeu, porque concorria com outras preocupações da agenda governamental como, por exemplo, a expansão da Rede Federal de ensino, por meio do REUNI.
( ) O SINAES, durante a gestão do ministro da educação Cristovam Buarque, foi elaborado por uma Comissão Especial de Avaliação (CEA) composta majoritariamente por acadêmicos vinculados a universidades públicas.

Assinale a sequência CORRETA: 

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