Questões de Pedagogia do ano 2025

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2025

#Questão 1118241 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Conforme Dibbern e Serafim (2023), a Educação em Direitos Humanos (EDH) deve ser compreendida como um processo educativo capaz de prevenir violações, bem como de informar e fazer conhecer os direitos pelos quais todos somos sujeitos. Com base nos estudos sobre o tema, as autoras afirmam que “a EDH parte do reconhecimento de dimensões históricas, políticas e sociais da própria educação, baseando-se em valores e princípios relacionados aos direitos humanos em sua plenitude, além da sua correlação com __________________, __________________ e __________________”.

A alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas do trecho acima é:

#Questão 1118242 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

De acordo com Lage e Lunardelli (2023), no “Modelo _________: a pessoa com deficiência é vista como vítima de sua incapacidade [...] vê as pessoas com deficiência como vítimas de circunstâncias, que merecem pena e ajuda”.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do trecho acima é:

#Questão 1118243 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Conforme Lage e Lunardelli (2023), assinale a alternativa que NÃO representa o capacitismo:

#Questão 1118244 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Conforme Soares e Pedroso (2016), o voluntariado, o aligeiramento, a precariedade e a improvisação são marcas de iniciativas governamentais, em formato de campanhas de alfabetização, na(s) qual(is) está(ão) incluída(s): 
I. a Campanha Nacional de Adolescentes e Adultos. II. o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). III. o Movimento de Alfabetização (MOVA).
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 1118245 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Com base em Porcaro (2020), considere a afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) O principal objetivo do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEAd – UFV) é realizar a alfabetização de adultos, uma vez que tal atividade caracteriza a razão da existência da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
( ) A Educação de Jovens e Adultos é pouco valorizada no Brasil, sendo geralmente vista como uma medida emergencial, supletiva, voltada para jovens e adultos categorizados como “incapazes”, que não frequentaram a escola quando crianças.
( ) A baixa autoestima é uma característica marcante dos educadores que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, uma vez que se sentem frequentemente cobrados por uma postura pedagógica diferenciada, ainda que não possuam condições dignas de salário e plano de carreira.
( ) O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEAd – UFV) teve origem em um projeto de alfabetização para atender cerca de mil servidores analfabetos ou semialfabetizados, que não tiveram acesso à escolarização antes de sua admissão na UFV.

Assinale a sequência CORRETA: 

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