Questões de Pedagogia do ano 2018

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2018

Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Atente ao que se diz a seguir acerca da Educação Patrimonial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Seu princípio básico é a observação indireta dos bens e fenômenos culturais, para se chegar à assimilação e internalização.

( ) A metodologia proposta para as atividades se estrutura em três etapas: diagnóstico, sensibilização e internalização.

( ) O patrimônio cultural, os monumentos e sítios históricos só são encontrados nas cidades ou em sua periferia.

( ) Trata-se de um instrumento pedagógico de compreensão do mundo e de resgate da própria identidade cultural de uma sociedade.

( ) Envolve a visão do patrimônio cultural brasileiro exclusivamente em suas manifestações tangíveis e materiais.

( ) Busca levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado: “Conforme Ivani Fazenda (2002) a interdisciplinaridade na educação tem como ponto de partida questionar a ____________1 entre as diferentes disciplinas, que não considera as ____________2 e ____________3 entre os diversos campos do conhecimento nem tampouco a ____________4 que esses campos exercem uns sobre os outros”.

O planejamento participativo não possui um caráter meramente técnico e instrumental, pois parte de uma leitura crítica de mundo, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente na realidade social. São dimensões do planejamento participativo, na educação e na escola,

A busca de incentivos para o desenvolvimento de projetos culturais, quase sempre traduzidos em recursos que financiem a execução desses projetos, requer a avaliação das propostas apresentadas. Nesse sentido, diferentes processos avaliativos podem ser adotados para análise da qualidade do projeto, merecendo atenção critérios relacionados com o

Transversalidade em educação é uma forma de organizar o trabalho didático, na qual alguns temas são integrados às áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. Com base nessa forma de organização do trabalho didático, foram estabelecidos os denominados Temas Transversais que devem ser desenvolvidos no currículo escolar brasileiro. Tendo como referência esses Temas Transversais, é correto afirmar que

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