Questões de Pedagogia do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2015

De acordo com o exposto e considerando a etnomatemática para o repensar o fazer pedagógico dos professores, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Matemática, neste enfoque, contempla o saber oriundo do cotidiano, a qual acredita que está imbuído de saberes e fazeres próprios da cultura.

II. Tem a pretensão de substituir a matemática acadêmica, que é absolutamente inútil na sociedade, considerando a educação multicultural como uma possibilidade a qual valoriza e reconhece como legítimo o saber matemático oriundo das diversas culturas.

III. Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática, promovendo o estudo a partir do mundo vivido/concreto para a análise dos conteúdos abstratos e a resolução de problemas que propiciam a compreensão e a constituição de saberes e alternativas para o contexto.

IV. O termo “etnomatemática” foi constituído por Ubiratan D’Ambrósio. Para compor a palavra “etnomatemática”, utilizam‐se as raízes “tica”, “matema” e “etno” para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).

Estão corretas as afirmativas

Com base nos estudos existentes no Brasil, de acordo com Libâneo (2001), sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar três das concepções de organização e gestão: a técnico‐científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático‐participativa. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A concepção técnico‐científica baseia‐se na hierarquia de cargos e funções visando a racionalização do trabalho, a eficiência dos serviços escolares. A ênfase é maior nas tarefas do que nas pessoas.

( ) A concepção democrático‐participativa baseia‐se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição, em que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) A concepção autogestionária baseia‐se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente.

A sequência está correta em

Ao construir o Projeto Político‐Pedagógico (PPP), a escola deve realizar três fases bem distintas, mas interligadas entre si: o diagnóstico da escola, a identidade da escola e as ações a executar. De acordo com o exposto, analise.

I. No diagnóstico busca‐se uma fundamentação que oriente sua ação conjunta dos segmentos da escola, levantando as concepções do trabalho pedagógico realizado, conhecendo o que cada segmento pensa a respeito da educação, com objetivo de unificar o trabalho coletivo.

 II. Na identidade da escola, trata‐se da coleta de dados sobre a realidade escolar, analisando‐os do ponto de vista qualitativo e quantitativo.

III. As ações a executar trata‐se de como a escola definirá a maneira pela qual superará seus desafios do seu cotidiano, discutindo e analisando as propostas dos participantes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Leia o trecho a seguir para responder às questões 16 e 17.

“De acordo com Libâneo (2002), as tendências pedagógicas originaram‐se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que propiciam também a união das práticas didático‐pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento.”

Acerca destas tendências pedagógicas, assinale a afirmativa correta.

#Questão 172147 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2015, MPOG, Técnico em Assuntos Educacionais

No que se refere à aprendizagem organizacional, julgue os itens que se seguem. A partir da década de 90 do século passado, os processos de aprendizagens nas organizações têm evoluído de modelos mais estruturados de aprendizagem para processos mais dinâmicos e flexíveis.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis