Questões de Pedagogia do ano 2005

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. No contexto da aprendizagem significativa, o aluno é o construtor de seu conhecimento de maneira autônoma, ou seja, o papel do professor e a metodologia de ensino não são considerados os aspectos mais importantes.

Julgue os itens subseqüentes relativos à adolescência, suas características e contextos culturais. É um período de mudanças na relação com os adultos. Nessa fase, passa-se da experiência infantil do respeito unilateral, em que as regras familiares são aceitas sem grandes contestações, à conquista do respeito mútuo, com base na igualdade.

Julgue os itens subseqüentes relativos à adolescência, suas características e contextos culturais. É a fase em que meninos e meninas vivem mudanças significativas no corpo, na sexualidade, têm a possibilidade de pensar mais abstratamente e necessitam ampliar seus espaços de convivência social. O período da adolescência é um momento da construção da subjetividade.

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

A recomendação “Respeitar para ser respeitado” pressupõe o respeito como forma unilateral e como atitude semelhante à de obediência aos pais.

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

O professor em questão avalia seus alunos como pobres, mas reconhece-os como sujeitos capazes de aprender.

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